Marco Apolinário/Jornal Portal de Notícias
A partir de hoje, terça-feira, 1º de Abril, a empresa Líder Gestão Ambiental não é mais responsável pela coleta de lixo urbano na Estância Turística de Pereira Barreto. A decisão unilateral de romper o contrato com a empresa que executa o serviço no município desde 2022, foi tomada pelo Prefeito Hermínio Komatsu e passou a valer ontem (31).

Em Nota à Imprensa, a Líder Gestão Ambiental expressou surpresa com a decisão inesperada e aparentemente sem embasamento legal – “(…) o serviço está sendo operado normalmente e de forma ininterrupta, não havendo inexecução e tampouco motivo para essa interrupção num serviço essencial, de qualidade e de extrema importância para a cidade, deixando a população de Pereira Barreto-SP sem a coleta e principalmente sem a devida justificativa”, afirma o diretor Leandro M. F. Souza.
Alheio ao fato da Prefeitura não dispor de pessoal próprio e muito menos equipamentos necessários para executar os serviços no município até que haja uma nova contratação, os setores Jurídico e de Licitações da Prefeitura de Pereira Barreto tentaram justificar ao empresário a decisão tempestiva do prefeito Hermínio Komatsu.
“Procuramos os responsáveis para as devidas explicações do motivo dessa rescisão e fomos informados pelo Jurídico da prefeitura e pelo setor de licitações que o contrato havia sido rescindido e que a Prefeitura está em fase de cotações para um “emergencial””, complementa a Nota à Imprensa.
CONSEQUÊNCIAS
Bastou um único dia sem a devida coleta de lixo no município para que a Imprensa de Pereira Barreto estampasse abertamente nas redes sociais o resultado da decisão irracional do prefeito Hermínio Komatsu. O repórter Wilson “Rei da Notícia” disponibilizou uma série de fotos e vídeos denunciando o acúmulo de lixo na Praia Pôr do Sol, que é um dos principais atrativos turísticos do município.
Até o fechamento desta reportagem, às 11h54 desta terça-feira, 1º de abril, a Prefeitura de Pereira Barreto não havia emitido nenhuma explicação oficial sobre a polêmica decisão de suspender os serviços de limpeza pública urbana.
Fotos: Créditos – Wilson “Rei da Notícia”/Rede Social