Assessoria de Comunicação
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), e parte da população presente na audiência pública aprovaram por unanimidade o novo PDT (Plano Diretor de Turismo), de Castilho. Na ocasião, o prefeito Paulo Duarte Boaventura deu posse aos membros do COMTUR. Antes da apresentação desse novo plano, o prefeito destacou ainda que uma das metas de seu Governo é conquistar o título de MIT (Município de Interesse Turístico), e que para isso não tem medido esforços em preparar Castilho e sua população para esse importante momento.
O novo plano foi apresentado na última terça-feira,25, no CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura). A empresa responsável pela elaboração do PDT focou em seis eixos: 01- Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Turismo. 2 – Valorização dos Atrativos Turísticos Histórico-Culturais, Naturais e Rurais. 3 – Infraestrutura Turística. 4 – Marketing Da Destinação. 5 – Políticas Públicas e Legislação e 6 – Sensibilização do Público Interno.
“O Plano Diretor de Turismo é um estudo elaborado por profissionais dos setores público e privado. É através dele que o Prefeito apresenta a política pública municipal que organiza e define estratégias para o desenvolvimento sustentável das atividades turísticas em Castilho”, explica a secretária municipal de Agricultura e Turismo, Rejane Flor.
Segundo a gestora municipal de Turismo, Wânia Simões, turismo bom é aquele que atende adequadamente tanto a população quanto os turistas e visitantes. Aprovado pelo COMTUR, o PDT seguirá agora como Projeto de Lei para também apreciação e votação dos vereadores. Essa é uma das etapas que capacita Castilho para pleitear o título de MIT junto ao Governo de São Paulo. Uma vez reconhecido como Município de Interesse Turístico, a cidade recebe um aporte superior a R$ 600 mil para investimentos exclusivos em demandas de turismo, mediante apresentação de projetos.