+PECUÁRIA BRASIL: setor agropecuarista de Sergipe celebra a chegada do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira

Secom CONAFER

Em evento que fez parte da programação na última sexta-feira (11), da abertura oficial do Sealba AgroShow, em Itabaiana, foi chancelada a parceria entre a CONAFER e o estado de Sergipe, com a assinatura do Termo de Acordo Cooperação Técnica para levar o +Pecuária aos pequenos produtores sergipanos. Os programas de melhoramento genético por inseminação artificial de rebanhos bovinos fazem parte da cultura pecuarista do Sergipe, e são promovidos, há mais de 15 anos, pelo governo do Estado. Agora com o +Pecuária Brasil, amplia-se muito este trabalho diretamente com os pecuaristas familiares, contemplando uma parcela significativa de criadores. O +Pecuária Brasil representa um grande salto de qualidade, sendo esperadas mais de 3 mil prenhezes, e que devem acontecer em 30 cidades diferentes. Participaram da cerimônia de lançamento do +Pecuária, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, Zeca da Silva, secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), o presidente da Emdagro, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Jefferson Feitoza, e Carlos Lopes, presidente da CONAFER, a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais

Em parceria com a líder mundial na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, a CONAFER criou o programa + Pecuária Brasil para o desenvolvimento dos rebanhos bovinos de corte e leite em todo o país, contribuindo decisivamente para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas agrofamiliares brasileiros. O programa tem a duração de 4 anos para ocorrer o efetivo melhoramento genético. Neste período, a CONAFER fará a doação de sêmens aos pequenos pecuaristas de estados e municípios, atingindo milhares de produtores em todo o território nacional.

“O presidente da CONAFER, Carlos Lopes, assina o ACT ao lado do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas”

Os benefícios ao produtores

A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma propriedade com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro.

Qualidade no rebanho

O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.

Lucro no negócio

Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

Tecnologia na produção

A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.

Sustentabilidade no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

Desenvolvimento para estados e municípios

O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que tem a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.