+PECUÁRIA BRASIL: presente em mais de 500 municípios, o maior programa de melhoramento genético do país inicia os protocolos IATF em Ubaí-MG

Secom CONAFER

A biotecnologia do +Pecuária Brasil é revolução de reprodutividade, de produção nas propriedades e vantagens econômicas aos pecuaristas familiares brasileiros. Quando a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, projetaram o programa + Pecuária Brasil, ficou definido que ambição maior seria a entrega efetiva da prenhez do animal nas pequenas propriedades. Por isso, são projetadas até 2025, durante os 4 anos do programa, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER durante todo o processo de inseminação pelo sistema de IATF. Agora, mais uma cidade se prepara para inseminar o seu rebanho por meio desta biotecnologia reprodutiva. Em Ubaí, norte mineiro, a 500 km da capital Belo Horizonte, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária do município, deu início à primeira etapa do protocolos IATF nos animais selecionados para o +Pecuária Brasil, avançando ainda mais com a revolução genética em terras mineiras

“Com mais de 12 mil habitantes, censo IBGE 2020, o município de Ubaí se localiza no norte de Minas Gerais, a 500km de Belo Horizonte”

Sistema IATF, a biotecnologia de inseminação do +Pecuária Brasil

O sistema IATF, Inseminação Artificial em Tempo Fixo, é uma biotécnica reprodutiva que consiste na utilização de hormônios para sincronização do crescimento folicular, indução ao cio (estro) e ovulação em vacas aptas à reprodução, aliada à inseminação artificial em momento pré-determinado, sem que haja a necessidade de observação de (cios) estros.

O maior programa de difusão genética da agricultura familiar também utiliza uma grade multidisciplinar, que além dos sêmens e hormônios, inclui a orientação e assessoria técnica na nutrição, sanidade, manejo, levando ao produtor todo o conhecimento necessário para obter a máxima performance nas prenhezes.

“Equipe técnica da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária do município de Ubaí, deu início à primeira etapa do protocolos IATF nos animais selecionados para o +Pecuária Brasil”

A bioeconomia para gerar mais valor no campo

O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. Com ele é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas pela bovinocultura convencional. A produção bovina sustentável é a bioeconomia com mais lucros e menores custos, que conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.

“O programa +Pecuária Brasil oferece acesso aos catálogos de touros provados da melhor qualidade, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis”