+PECUÁRIA BRASIL: o maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar chega no Acre

A CONAFER e o Acre, por meio da SEPA, a Secretaria de Produção e Agronegócio do Estado, selam virtualmente neste dia 22 de outubro, um acordo de cooperação técnica para levar o +Pecuária Brasil aos pecuaristas familiares acreanos. A cerimônia de lançamento online ocorre nesta tarde no canal TV CONAFER no Youtube, às 15h de Brasília (13h no Acre). Participam pela CONAFER, o vice-presidente Tiago Lopes, coordenadores do + Pecuária e representante da ALTA GENETICS. Representando o estado do Acre, José Aristides Junqueira, secretário da SEPA, a Secretaria de Produção e Agronegócio; Raimundo Araújo Lima, diretor de Produção e Agronegócio da SEPA; Cláudio Luiz de Oliveira, chefe do Departamento de Agronegócio da SEPA e Jalcyr Pessoa, chefe da Divisão de Pecuária. O +Pecuária Brasil nasceu de uma parceria entre a Confederação e a empresa líder da América Latina na tecnologia de inseminação artificial, a ALTA GENETICS, e durante 4 anos vai levar mais de 200 mil doses de sêmen aos rebanhos bovinos de corte e leite em todo o país, contribuindo para crescimento socioeconômico dos pequenos produtores e do segmento agrofamiliar brasileiro

Wilson Ribeiro/Secom CONAFER

Com mais 3,5 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino do Acre vem crescendo a cada ano. Os maiores plantéis estão nas cidade de Rio Branco, a capital, com 500 mil cabeças, Sena Madureira com 400 mil cabeças e Senador Guiomard, com 370 mil bovinos. Dados são do IBGE de 2020. A alta é 6,2% em relação a 2019. Já no acumulado dos últimos dois anos, em comparação a 2017, essa elevação chegou a 21%.

Depois de 15 anos já livre da aftosa, o Acre alcançou o status sanitário de livre da doença sem vacinação. O reconhecimento ocorreu por meio da assinatura de uma instrução normativa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No trabalho “Análise da produção de leite de vaca no estado do Acre” realizado pelos professores Adriano Melo de Queiroz e Luís Gustavo de Souza da Universidade Federal do Acre, temos um cenário bem definido da bovinocultura acreana: “o estado do Acre tem sua economia pautada historicamente no uso sustentável dos recursos naturais, isso permitiu que hoje se mantenha mais de 80% de sua floresta intacta.

“A CONAFER e o Acre, por meio da SEPA, a Secretaria de Produção e Agronegócio do Estado, selam virtualmente neste dia 22 de outubro, um acordo de cooperação técnica para levar o +Pecuária Brasil aos pecuaristas familiares acreanos”

Paralelamente a isso, o setor agropecuário tem se desenvolvido de maneira significativa com uso de tecnologias que evitam o avanço do desmatamento, como é o caso da rotação de pastagens. Um dos setores mais consolidados da economia acreana é a bovinocultura de corte, que junto com exploração de recursos florestais madeireiros e não madeireiros tem contribuído por longas décadas para o desenvolvimento do estado.

“O +Pecuária possibilita o uso de touros provados com acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis”

Por outro lado, percebe-se a necessidade de organização da cadeia produtiva da bovinocultura leiteira, tendo em vista a observação da enorme quantidade de produtos lácteos advindos de outros estados da federação e poucos originários da indústria local. Nesse sentido o trabalho visa avaliar indicadores de produção e produtividade da bovinocultura leiteira acreana, determinar em qual patamar se encontra a atividade frente ao cenário regional e nacional e estabelecer possíveis alternativas para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva”.

É aí que o +Pecuária Brasil aparece como oportunidade de avanço na produção, aumento a cadeia produtiva do estado, sem a dependência de outros mercados, suprindo a sua própria demanda com a produção de rebanho via inseminação artificial.

Por que o +Pecuária Brasil é a melhor genética do campo

+Pecuária Brasil é + vantagens ao pecuarista agrofamiliar
A reprodução é um dos fatores que mais afetam a produtividade e a lucratividade de um rebanho. Uma fazenda com bom desempenho reprodutivo consegue produzir mais, vender mais e gerar mais lucro. Os produtores terão apoio técnico para o melhoramento genético do seu plantel por meio de inseminação artificial. Tudo sem custos durante 4 anos e com acompanhamento do gado inseminado neste período.

+Pecuária Brasil é + qualidade no rebanho
As doses, insumos e logística são de responsabilidade da CONAFER. A alta qualidade dos sêmens tem a garantia da empresa ALTA GENETICS, referência internacional em genética bovina. O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da ALTA GENETICS, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis.
+Pecuária Brasil é + lucro no negócio
Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.

+Pecuária Brasil é + tecnologia na produção
A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção. Um software de Alta Gestão fará o gerenciamento da reprodução, melhorando a taxa de prenhez e os índices de reprodutividade. O sistema é online, e depois de alimentado com informações reprodutivas da fazenda, gera listas, gráficos e relatórios para tomadas de decisões de forma rápida e precisa.
+Pecuária Brasil é + sustentabilidade no campo
O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.
+Pecuária Brasil é + desenvolvimento para os estados
O programa integra-se às políticas públicas dos estados. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER, os governos estaduais têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.

“mais de 300 touros de alta genética fazem parte do programa”