Secom CONAFER
Nova Módica agora se soma solenemente a mais de 400 cidades que já fazem parte do maior programa de melhoramento genético da pecuária familiar brasileira. Há dois meses, no dia 16 de março, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, recebeu na sede da entidade, em Brasília, Walter Júnior, prefeito de Nova Módica, acompanhado pelo deputado federal Newton Cardoso, de Minas Gerais, quando foi selada a parceria para levar biotecnologia de inseminação artificial ao rebanho bovino novamodicano. No último sábado, 28 de maio, Carlos Lopes e Walter Júnior, na Câmara Municipal de Nova Módica, junto com autoridades municipais, estaduais e federais, celebraram o acordo de cooperação técnica que vai transformar e melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos criadores e o desenvolvimento da cadeia produtiva de uma parte da região leste mineira, no Vale do Rio Doce, distante 360 km da capital Belo Horizonte. Com o +Pecuária Brasil, os produtores agrofamiliares novamodicanos têm a oportunidade de alavancar o seus negócios por um período de 4 anos, tempo suficiente para desenvolver a cultura da difusão genética em suas propriedades e implantar o melhoramento genético de forma definitiva
Em 1927, após conseguir do Estado a posse de 4 mil alqueires de terras, que seriam distribuídas a colonos para o cultivo de café, Frei Gaspar de Módica demarcou o terreno para a fundação de um povoado. Neste lugar nascia mais um município mineiro, Nova Módica. Em quase uma década, a pequena cidade de 3,6 mil habitantes experimentou diversos momentos econômicos, e agora recebe por meio do +Pecuária Brasil o maior programa de melhoramento genético do país.

Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o + Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios crescem dia após dia. O grande diferencial do programa é a entrega das prenhezes ao pequeno produtor. São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de semêns e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal.

Assim, os pequenos produtores por todo o país, podem desenvolver os seus rebanhos bovinos, de corte e leite, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional. Em pouco tempo, esta verdadeira revolução genética já chegou nas 5 regiões brasileiras, passando por Roraima, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, Paraíba, Alagoas, Acre, Rio Grande do Norte, Amazonas, Sergipe, Distrito Federal e dezenas de municípios em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Paraná, contemplando pecuaristas familiares do Norte a Sul do Brasil em tempo recorde.

Produtores novamodicanos se preparam para receber o +Pecuária Brasil
Os produtores credenciados receberão todas as orientações e instruções feitas pela equipe técnica de especialistas da CONAFER, desde a inseminação até a concepção do embrião. O +Pecuária Brasil tem um pacote tecnológico completo para qualificar os rebanhos de corte e leite, gerar renda aos pequenos produtores e novos empregos no segmento pecuarista da região de Nova Módica.

O maior programa de difusão genética da agricultura familiar também utiliza uma grade multidisciplinar, que além dos sêmens e hormônios, inclui a orientação e assessoria técnica na nutrição, sanidade, manejo, levando ao produtor todo o conhecimento necessário para obter a máxima performance nas prenhezes.

Em relação à capacitação dos produtores novamodicanos, entre as orientações tratadas, as principais são voltadas ao planejamento inicial de melhoramento genético, nutrição, manejo das pastagens, incorporação de tecnologia, segurança e qualidade dos produtos para que o programa seja executado.

Para mais informações, entre em contato com a coordenação do +Pecuária Brasil: (61) 9 9927-5085 coor.maispecuaria@conafer.org.br; (61) 9 9834-0303 mpecuariabrasil@gmail.com