PEC BRASIL CONAFER: projeto de inclusão digital para povos tradicionais inicia ações no DF

Secom CONAFER

Com o PEC BRASIL, o Polo de Empreendedorismo para Comunidades Rurais do Brasil, projeto da Coordenação Nacional de Ações de Empreendedorismo e Sustentabilidade (CNAES) da CONAFER, estamos inaugurando um novo tempo no campo: o da inclusão digital dos povos originários, quilombolas, ribeirinhos e agricultores familiares de todo o território nacional. Durante o mês de julho, equipes do PEC BRASIL conheceram o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Gama-DF e estiveram no Centro de Recondicionamento de Computadores da Cidade do Automóvel, na Estrutural-DF. São ações para cumprir as etapas de planejamento e execução do trabalho de capacitação e promoção da inclusão digital dos povos tradicionais, qualificando-os para atuação em suas comunidades e no acesso ao mercado de trabalho formal. Saiba mais em conafer.org.br

Neste mês de julho, a equipe do Programa Polo de Empreendedorismo para Comunidades (PEC) da CONAFER, realizou uma visita ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Gama, que atua em parceria com o Ministério das Comunicações. Na oportunidade, foram apresentados os trabalhos realizados no local que envolvem a capacitação, principalmente de jovens da comunidade, o recondicionamento de computadores que seguem para as doações e a reciclagem do lixo eletrônico, onde ocorre toda a separação e a destinação adequada dos resíduos para a transformação em novos materiais. 

À esquerda, os biólogos e assessores da CONAFER, Ingrid Mutinelli e Caio Felipe, da equipe CNAES; depois Fábio Paiva, coordenador do CRC do Gama e coordenador financeiro do Programando o Futuro, e à sua direita, Lairson Lima, assistente administrativo da equipe ERA da CONAFER

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho e o espaço do CRC do Gama, que em parceria com o MCOM, será utilizado para a realização de cursos promovidos pela CONAFER, assim como também para os agricultores familiares da Confederação realizarem os cursos promovidos pelo Programando Futuro no local. Com este acordo busca-se a promoção da inclusão digital para os agricultores familiares, indígenas, quilombolas, assim como o acesso à qualificação profissional a partir de cursos presencial e online, que garantam a melhoria das condições para a permanência dos trabalhadores no campo, evitando o êxodo rural.

Visita ao CRC da Cidade do Automóvel

Ainda neste mês de julho, estiveram presentes Caio Felipe Santos e Ingrid Mutinelli, colaboradores da equipe CNAES, no Centro de Recondicionamento de Computadores da Cidade do Automóvel. O objetivo da visita foi conhecer os detalhes do trabalho realizado no local, além de parcerias para o Programa PEC. O CRC da Cidade do Automóvel possui acordo com o Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e com a Reciclotech, dos quais recebem os computadores a serem recondicionados e doados. 

O INAC também está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pará. O espaço do Centro de Recondicionamento de Computadores conta com dois grandes galpões para todo o processo de recebimento dos computadores, realizando triagem e testes, que seguem para o recondicionamento e doação. O CRC possui em torno de 10 pontos de coleta de materiais eletrônicos, como por exemplo na Universidade de Brasília, Parque Olhos d’Água, Jardim Botânico, na Administração do Varjão, dentre outros. Além disso, possuem uma van própria que realiza as entregas das doações. Na unidade, realizam o recondicionamento apenas de “CPU” e os outros itens são testados, se estiverem funcionando, seguem para a doação, caso não funcionem, é realizada a separação do material que será destinado para outras empresas reciclarem da forma correta. 

Este CRC também possui uma impressora 3D que é utilizada em alguns momentos de cursos de capacitação. Vale destacar que o CRC da Cidade do Automóvel não possui estrutura para realizar cursos de capacitação no próprio local. Assim, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação (RBCIP), o INAC promove atividades nas áreas da robótica, informática e empreendedorismo, com duração de 30 a 40 dias. Normalmente estes cursos ocorrem em escolas e são voltados para a comunidade local, inclusive o CRC realiza atividades diversas no Varjão-DF. Sobre a parceria com a CONAFER, além da doação dos computadores, a Confederação indicará escolas rurais, associações e cooperativas do Distrito Federal e entorno, para receberem os cursos promovidos pelo CRC, em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação.