“veículo foi entregue ao município nesta segunda-feira”
José Carlos Bossolan
O prefeito de Castilho, Paulo Boaventura recebeu nesta segunda-feira (25/07) um caminhão pipa adquirido com recursos próprios que ficará à disposição da Brigada Municipal para o combate a focos de incêndio. O veículo é equipado com tanque pipa bombeiro com capacidade para 15.000 litros, 0 km, tração 6×4, direção hidráulica, bomba engrenada com capacidade de vazão de 1.250 litros por minuto e bicos laterais e frontal, custou R$ 605 mil de recursos próprios dos cofres municipais.
“Mais um compromisso sendo cumprido. Passados quase 30 anos, a administração adquire o tão sonhado caminhão da Brigada de Incêndio. Respeito, compromisso, verdade! E assim vamos construindo juntos nossa história” – publicou o prefeito. O caminhão irá ajudar no combate a incêndios, como os ocorridos no final de setembro de 2020, que consumiu grande parte das propriedades do assentamento Anhumas e outras propriedades limítrofes, queimando animais domésticos e pastagens.
Em 2019, outro incêndio de grandes proporções em Castilho se iniciou em um canavial na região do Porto Independência, chagando a atingir a RPPN (Reserva de Preservação do Patrimônio Natural), matando diversos animais silvestres. Agora a Brigada de Incêndio de Castilho será composto por 2 caminhões pipa, sendo um 1974 e outro novo. A reivindicação era antiga dos brigadistas, que diante dos sinistros, se viam com pouca estrutura para o combate de incêndio, especialmente quando o tanque do veículo esvaziava.