Paulo Boaventura, João Gabriel, vereadores reeleitos e eleitos são diplomados em Castilho

“evento realizado no Ciec oficializou a entrega do diploma aos eleitos da próxima legislatura”

José Carlos Bossolan

O prefeito reeleito de Castilho, Paulo Boaventura, o vice-prefeito eleito, João Gabriel e os 11 vereadores que farão parte da próxima legislatura de Castilho (2025-2028) receberam seus diplomas eleitorais. O evento simbólico aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (18/12) no Ciec (Centro Integrado de Educação e Cultura).

O convite partiu do chefe do executivo municipal, para formalizar a entrega do diploma eleitoral, uma vez que a expedição do documento está sendo realizada de forma on line, assim como abrir o canal de diálogo entre os membros dos 2 poderes municipais. Além dos diplomados, a cerimônia também contou com a presença de familiares e amigos dos eleitos, cujo evento é a última etapa do pleito eleitoral que antecede a posse no dia 1° de janeiro.

Paulo Boaventura foi reeleito com 5.431 votos, correspondendo a 44,88% dos votos válidos proferidos pelos eleitores castilhenses. Paulinho ao usar o microfone, agradeceu a população castilhense por mais 4 anos a frente do executivo municipal, seus familiares e amigos e parabelizou o juiz Eleitoral, Paulo Vitor e o promotor Eleitoral, Robson Ribeiro pela serenidade na condução do processo eleitoral na Comarca.

Já o vice-prefeito eleito, João Gabriel Passarini de Oliveira – João do Clineu, ocupará pela primeira vez uma mandato eletivo. O vice eleito substituiu seu pai na chapa encabeçada por Paulo Boaventura, após restrições médicas de Clineu Oliveira. Dos membros do atual mandato da Câmara de Castilho, 8 vereadores foram reeleitos.

O mais longevo com 8 eleições ganhas, Daniel Batista foi um dos reeleitos, acompanhado de Tião Japonês (5 mandatos), Ademar Onório – Lorinho (3 mandatos), João Paulo Araújo (3 mandatos), Chicão (2 mandatos), Itamar Vieira e Sam Borges com 3 mandatos, foram os vereadores reeleitos desta legislatura. Odair do Caminhão, foi empossado vereador em abriu de 2020, ao assumir a vaga deixada pelo óbito do ex-vereador Juliano Viscovini e após 4 anos fora do legislativo, retorna para a Câmara como vereador eleito.

João do espeto, Arapa pintor, irão ocupar uma cadeira na Câmara de Castilho pela primeira vez. Após 8 anos sem representação de uma mulher no legislativo, Valéria Fávero será a voz feminina na Câmara de Castilho e irá cumprir seu primeiro mandato. Neste ano, assim como ocorreu em 2020, a diplomação dos políticos eleitos se deu de forma remota, com impressão dos diplomas no site do TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo).

Anteriormente às diplomações de 2020, todos os candidatos eleitos de Andradina, Castilho, Murutinga do Sul e Nova Independência, eram diplomados na Câmara de Andradina, na presença do juiz e promotor Eleitoral. Estiveram presentes na mesa de autoridade, a procuradora do município, Deliane Geraldi, comandante da PM de Castilho, sgt Estigarribia e o advogado e assessor de Relações Institucional Jamil Kassab.

Cada um dos eleitos foram chamados nominalmente pelo cerimonialista, Sidnei Ferreira e receberam o diploma das mãos de um de seus familiares.