PARTEIRAS DA SAÚDE: Coletivo Pinapõ Upâ Jokana Pataxó produz curta sobre a medicina das mulheres do seu povo

"Parteira dona Rosa"

Secom CONAFER

As mulheres do Coletivo Pinapõ Upâ Jokana Pataxó, de Barra Velha, desenvolveram um trabalho cinematográfico inédito para falar sobre a medicina das mulheres pataxó. O curta-metragem de 22 minutos, é o documentário intitulado “Medicina Tradicional Pataxó e cuidados com os Corpos”, e revela as experiências e os conhecimentos de mulheres e parteiras pataxó da aldeia mãe, assim conhecida porque dela surgiram outras aldeias pataxó, depois da demarcação da Terra Indígena Pataxó de Barra Velha

“Parteira dona Mazinha”

Os pataxó vivem em diversas aldeias no Sul da Bahia. A aldeia Barra Velha existe há mais de dois séculos. Os membros da etnia durante o contato com os não índios e colonizadores no século XVI, eram obrigados a esconder seus costumes, a língua e seus rituais. Hoje, os Pataxó resgatam a ancestralidade, os saberes e o conhecimento da natureza como forma de tratar os males do corpo ao longo de uma vida.

No filme, as anciãs de Barra Velha relatam as experiências e a herança ancestral da medicina pataxó. É um vasto conhecimento antigo que é passado de geração em geração, neste caso, em relação aos cuidados que devemos ter durante e após o parto. Este é um trabalho de registro feito pelo Coletivo Pinapõ Upâ Jokana Pataxó, que objetiva valorizar os conhecimentos das mulheres pataxó, gerando um conteúdo que futuramente pode ser usado como material didático, e para quem também queira conhecer melhor essa medicina e a história da atuação das mulheres e parteiras pataxó.

“Parteira dona Roxa”

O filme começa com um depoimento da anciã e parteira, dona Rosa, uma mulher de grande empatia, e que é detentora dos saberes, das garrafadas, dos chás (sempre sem açúcar como faz questão de dizer), lembrando em sua fala que a alimentação saudável faz parte da cura. O segundo depoimento é de dona Mazinha, mãe de 11 filhos, sendo que todos nasceram em casa, por isso ela diz que aprendeu com a própria experiência. Mazinha conta que sempre usou a medicina ancestral para cuidar de todos os filhos, com banhos, chás e muitas plantas medicinais.

“Parteira dona Miguelina, Aldeia Barra Velha”

A dona Miguelina, no terceiro depoimento, fala dos seus 6 filhos, e que após ver um deles muito doente, passou a tratá-lo com a medicina dos pataxó, e assim avançou no saber tradicional, elaborando as suas próprias receitas de cura. Na parte final do filme, a dona Roxa, falou da importância dos banhos de ervas, como capim-santo e a manga. Segundo dona Roxa, é uma combinação que alivia a dor. Para a parteira pataxó, tudo ajuda, toda força é bem-vinda para a cura de qualquer doença, e para o tratamento de alívio da dor para mães e filhos após o nascimento.

Assista o vídeo abaixo.