“O processo seletivo realizado em janeiro foi para cadastro de reserva”- afirma secretária Estela Goda

“secretária da Educação anunciou que por lei, outros certames anteriores deverão ser mantidos”

José Carlos Bossolan

Através de vídeo divulgado na tarde desta quinta-feira (27/01), a secretária de Educação de Andradina, Estela Goda, se manifestou sobre o processo seletivo realizado em janeiro para contratação de professores para a rede municipal e também sobre às atribuições que ocorrerão nesta sexta e na próxima quinta-feira.

“A Secretaria fez um processo seletivo agora em janeiro para reserva, um cadastro de reservas para futuras substituições que poderão ocorrer no ano de 2022. Os diretores da unidades escolares no exercício de 2021, tiveram muitas dificuldades com a lista que está em vigência, por que é uma lista do processo seletivo de 2018 e 2019, onde muitos profissionais já estão colocados e na necessidade de 2021 faltavam profissionais, então a Secretaria é obrigada a fazer o processo seletivo para ter esse cadastro de reserva” – explicou Estela Goda.

Segundo a secretária, em decorrência da pandemia muitas coisas mudaram e com o Decreto do presidente da República (Lei Complementar 173/20), os processos seletivos e concursos que estavam vigentes, tiveram seus prazos suspensos. Por lei, em decorrência do pacto federativo, novos processos e contratações que gerassem novas despesas ficou suspenso até 31 de dezembro do ano passado.

“Não existe erro nenhum da Secretaria Municipal de Educação, má intenção nenhuma da Secretaria Municipal de Educação em estar trabalhando com as duas listas de profissionais que foram classificados através de processo seletivo. Nós temos duas listas em vigência de profissionais cadastrados” – complementou a Estela Goda.

O processo seletivo 03/21, realizado neste mês foi alvo de críticas por parte de inscritos, relatando erros na aplicação de questões das provas e conteúdo aplicado fora do edital das inscrições do mesmo. Segundo informações repassadas pelos professores, o caso foi objeto de representação junto ao Ministério Público.

Ainda conforme a secretária Estela Goda, no Edital estava claro que o processo seletivo se tratava de cadastro de reservas e não contratação imediata dos aprovados. Através de comunicado datado de 25 de janeiro, referente a atribuições de aulas que serão realizadas nesta sexta-feira (28/01) na escola Zoraide de Carvalho Oliveira e para a quinta-feira (03/02), na Câmara de Andradina, são elencados que serão seguidos os processos seletivos 03 e 04 de 2018, 02 de 2019 e 01 de 2020.

Os resultados dos aprovados no processo seletivo 03/21, foi divulgado na segunda-feira (24/01).