Nísia Lima da Fiocruz será condecorada com honraria francesa

“presidente da Fundação Oswaldo Cruz tem reconhecimento pelo país europeu”

Da Redação

A presidente da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Nísia Trindade Lima, receberá a alta condecoração honorifica francesa, a Ordem Nacional da Legião de Honra (“Ordre National de la Légion d’Honneur”), em reconhecimento à sua atuação no mundo da ciência e da saúde, em particular no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

A comenda Légion d’Honneur foi instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte, é a mais alta distinção da França, concedida pelo Chefe de Estado a personalidades que se destacam por suas atividades em sua área de atuação no cenário global. A presidente da Fiocruz esteve com a Embaixadora da França, Brigitte Collet, no dia 21/7, para uma reunião sobre saúde global e fortalecimento da cooperação internacional entre a Fundação e as instituições francesas.

A embaixadora aproveitou o encontro para congratular Nísia sobre a premiação.A entrega da condecoração será em setembro, em cerimônia a ser realizada na Fiocruz. O anúncio foi feito pela fundação em sua rede social na tarde desta quinta-feira (22/07). A Fiocruz é responsável pela produção em território nacional da vacina AstraZeneca em parceria com o Laboratório britânico da Universidade de Oxford, um dos imunizantes mais aplicados no Brasil.