Natal Cultural preenche CIEC com dança e música

Assessoria de Comunicação

Uma noite inesquecível, marcada por muita música e dança, agitou Castilho nesta quinta-feira (16), quando o Departamento de Cultura da Prefeitura reuniu no anfiteatro do CIEC suas oficinas de Dança e também a disputadíssima BAMAC – Banda Marcial de Castilho. Juntos, eles compuseram a homenagem feita pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto ao Natal Acolhedor 2021.

Na plateia, autoridades como o prefeito Paulo Boaventura, o vice Marcos Visual e sua esposa Francielly Bertão, a secretária de Educação – Silvânia Cintra e a gestora de Cultura – Aparecida Adono, ficaram lado a lado com dezenas de amigos, pais, avós e demais familiares dos artistas que se revezaram no palco em um espetáculo repleto de cores e coreografias sincronizadas de forma eficiente para maximizar os resultados e a experiência cultural do público.

COMPROMISSO

Dando boas vindas a todos, Silvânia abriu a noite com agradecimento pela presença do público e ressaltando a qualidade dos trabalhos que seriam apresentados em seguida: “Mesmo com a pandemia, nossas oficinas culturais permaneceram ativas, de forma remota. Agora, neste curto período de aulas presenciais, conseguiram presentear nossa cidade com belíssimas coreografias de dança que deixarão todos vocês boquiabertos. Nesta noite também temos a satisfação imensa de mostrar aos castilhenses o motivo pelo qual a nossa Banda Marcial tem sido uma das mais requisitadas da região, com agenda extremamente agitada neste final de semana. São desempenhos espetaculares como estes que nos motivam a planejar, criar e colocar em prática novas oficinas, como a de Catira que apresentamos ontem e abriremos oficialmente no próximo ano”, afirmou.

A professora Aparecida Adono, mais conhecida por todos como Professora “Nê”, agradeceu toda a sua equipe, aos monitores, alunos e principalmente aos pais pela confiança depositada no trabalho realizado pelo Departamento de Cultura. O vice-prefeito Marcos Visual mostrou que tem motivo extra pra comemorar o sucesso das ofertas culturais disponíveis em Castilho, revelando-se satisfeito porque um de seus filhos acaba de entrar pro elenco musical da BAMAC e tem demonstrado enorme aprendizado em pouquíssimo tempo.

Finalizando a fala das autoridades, o prefeito Paulo Boaventura parabenizou Silvânia, Nê, professores e toda a equipe pelos resultados alcançados em tão pouco tempo desde o retorno das aulas presenciais. Ao final de seu discurso, anunciou que algumas de nossas oficinas culturais também estarão disponíveis na área rural a partir do próximo ano: “São muitas as crianças e também mães que nos procuram dizendo que gostariam de participar das nossas aulas de zumba, dança do ventre, violão, etc., mas explicam a longa distância entre suas propriedades rurais e o CIEC dificultariam a regularidade de suas presenças. Por isso, a partir de 2022, levaremos algumas destas oficinas aos assentamentos, utilizando a sede, escolas ou qualquer outro espaço disponível para que nossos castilhenses da área rural também possam desfrutar destes benefícios”, afirmou Boaventura.

INOVAÇÃO

O maestro Adriano Sanches, a professora Denizy Barsante e a professora Nê foram os principais responsáveis por uma inovação que tornou possível as apresentações quase simultâneas da BAMAC e das Oficinas de Dança, dinamizando o processo sem a necessidade de grandes intervalos entre as apresentações.

Ao abrir a noite cultural com a execução da música “Nosso General”, a BAMAC surgiu vindo pelas costas da plateia, contornando o público e posicionando-se em formato de “U”, com todos os músicos perfilados defronte para a audiência. O ritmo cadenciado e evolução adaptada arrancou aplausos dos presentes. Com movimento rápido, a banda liberou a frente do palco para que a dançarina Ryane apresentasse um número solo carregado de emoção.

Logo em seguida, a BAMAC retomou o formato em “U” para presentear a plateia com a música “Saudade da Minha Terra”. Depois foi a vez das pequeninas da fase iniciante do Ballet se apresentarem ao público arrancando nova onda de aplausos em meio a dezenas de flashs disparados pelos pais. Lembrando o clima do Natal Acolhedor, Adriano conduziu seus músicos na execução da clássica “Jingle Bells”, que deu o clima perfeito para a apresentação seguinte da turma de Ballet em nível intermediário.

O Rock Nacional também foi lembrado pela BAMAC em uma bela interpretação da música “Que País É Esse”, da Legião Urbana. Sob o comando da professora Denizy, a Dança do Ventre despertou ainda mais a atenção do público, com uma coreografia impecável das alunas em Ritmo DerBar. A viagem de ida e vinda pelo universo cultural levou a plateia de volta aos anos 70/80, com a BAMAC interpretando “Fuscão Preto”.

No palco, as alunas de dança retomaram o pop com a coreografia montada para Dance Chair, numa demonstração de força muscular e leveza incrível. Os músicos da Banda Marcial levaram o público em viagem por uma das músicas dançantes de maior sucesso mundial: Dance Monkey. Retornando ao palco para finalizar as atrações das Oficinas de Dança, Denizy e suas alunas apresentaram nova coreografia exaltando toda a beleza da dança oriental com a sutileza típica dos brasileiros. Para encerrar a noite, a BAMAC executou também as músicas Super Fantástico e colocou a plateia pra dançar ao ritmo da animada “Boas Festas”.

PERDEU AS APRESENTAÇÕES?

Para você que por algum motivo não pode comparecer ao Anfiteatro do CIEC na noite desta quinta-feira (16) e assistir as Oficinas de Dança e evoluções da Banda Marcial de Castilho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto preparou uma galeria completa de fotos e uma playlist com todo o conteúdo artístico. Confira a galeria abaixo e acesse a playlist no canal oficial da Prefeitura de Castilho no Youtube: https://youtube.com/playlist?list=PLJEfB2lihjvTyCzDJnT3RRf-PFN2FhgvI.