Divulgação
A partir desta quinta-feira 1º de março, estará disponível na internet a Mostra Fotográfica ´Rios e Lagos Paulistas: cores e vida sob a arte da fotografia´, de autoria do repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, do Jornal Impacto em Andradina. O endereço eletrônico do site é esse: https://www.rioselagospaulistas.com.br/.
Agora na modalidade virtual, a exposição foi selecionada entre mais de 200 projetos de todo o Estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural – PROAC – “Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais no Estado de São Paulo”.
A mostra retrata as belezas naturais de rios e lagos do interior paulista como, Tietê, Paraná, do Peixe, São José dos Dourados e Aguapeí (Feio) com 50 fotos da exuberante fauna e flora das margens destes. Aberta no dia 23 de janeiro de 2020, no Centro Cultural Pioneiros de Andradina, a mostra seria realizada em dez cidades, segundo o cronograma previsto, mas foi cancelada logo depois de ser exibida em Castilho, em virtude da pandemia da Covid-19 por não permitir aglomerações.
Em março do ano passado, a exposição seria exibida em Itapura e Ilha Solteira; em abril Santa Fé e Pereira Barreto; em maio Sud Mennucci e Valparaiso, em junho Panorama e Presidente Epitácio. Além do autor, a equipe do projeto é formada ainda pelo curador Fernando Magno, Angélica Duro e Maira Ribeiro [produção] e Ygor Oyo Oliveira (comunicação e arte digital).
AUTOR
O repórter fotográfico Moisés Eustáquio atua há mais de trinta anos na imprensa regional, é tricampeão no concurso fotográfico da Angel Foto e Revista Fotografe Melhor de SP, com os temas “Árvores Frutíferas” em 2015; “Cores da Natureza”, em 2017 e “Paisagem do Mundo”, em 2018. Já realizou várias mostras em Andradina e cidades vizinhas.
LIVRO RIOS DO OESTE
No momento ele está produzindo o livro Rios do Oeste, que vai mostrar o potencial dos rios do Extremo Oeste de São Paulo, outro projeto aprovado pelo PROAC/ICMS – Código do Projeto 29436 – incentivado pelo Programa de Ação Cultural – Incentivo Fiscal (Lei 12.268/06), da Secretaria de Cultura do Governo Estadual.
O livro Rios do Oeste busca apresentar o contexto dos rios em relação aos municípios de seus entornos, suas atividades comerciais, culturais e religiosas, esportivas e turísticas a diferentes públicos de modo que invoquem no leitor uma reflexão acerca de seus aspectos, sejam eles, de crítica socioeconômica, olhar turístico, preservação ou contemplativo.
O livro está sendo produzido com o apoio das Bebidas Poty, de Potirendaba, e da Rede Telecom, de Andradina. A Serifa Editora e Comunicação, de São José do Rio Preto, é a empresa encarregada da impressão do livro, com 270 páginas, mil exemplares iniciais, em cores, e tradução em inglês.