Assessoria de Comunicação
Na tarde desta quinta-feira,21, o prefeito Paulo Duarte Boaventura apresentou oficialmente a nova secretária do Meio Ambiente. Jéssica Afonso assume a pasta recém criada e que foi desmembrada da SAMAT, antiga Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
Graduada em engenharia Ambiental e Sanitária e pós-graduada em Gestão de Resíduos e Logística Reversa, Jéssica atua há sete anos na Gestão Ambiental Pública.
Ela já havia atuado como consultora ambiental em municípios da região e como consultora ambiental de consórcio público intermunicipal. Antes de assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Jéssica desenvolveu programas estaduais no município de Castilho. Na live, transmitida pela sua página política, Paulo Boaventura fez um bate-papo com a secretária Jéssica, destacou os avanços que Castilho obteve no Meio Ambiente com as ações pró-ativas da atual Gestão e ainda justificou a importância e necessidade em criar uma secretaria específica do Meio Ambiente.
“Dar continuidade às políticas Públicas do município, implementar projetos e programas buscando atender as legislações e também promover o desenvolvimento sustentável de Castilho, trazendo à população uma melhoria na qualidade ambiental”, explicou Paulinho.
AÇÕES REALIZADAS
Programa Municipal de Educação Ambiental nas escolas e com grupos dos programas sociais Renascer e Reviver: 750 Alunos participaram do projeto Guardião do Meio Ambiente. Foram realizadas palestras sobre coleta seletiva, saneamento e queimadas urbanas. Projeto “Eu reciclo” com visita do mascote Castileco nas escolas (EMEIs), outros 275 alunos visitaram o Aterro Sanitário e a cooperativa de reciclagem.
COLETA SELETIVA
O município implantou em 100% da cidade a coleta seletiva com veículo próprio e distribuição de sacos específicos para coletas. Material coletado beneficia a cooperativa de reciclagem composta por 13 cooperados, com média de 15 toneladas mês.
CONQUISTAS
Com o trabalho sério e eficiente, os números não demoraram a aparecer e rapidamente Castilho foi qualificado no programa estadual Verde-Azul. Em 2020 a nota do município era de 12,48 pontos. Em 2021 através das novas ações já implantadas pela atual Gestão, a pontuação saltou para 70,09. De 2022 para 2023 o salto foi para 76 pontos. Isso colocou Castilho entre os 30 municípios paulistas mais pontuados no ranking entre cidades de 10 a 50 mil habitantes.
AÇÕES FUTURAS
Castilho será contemplado com usina móvel regional para beneficiar os resíduos de construção civil e galhadas.
- Dar continuidade ao Programa de Educação Ambiental, com ênfase no uso das caçambas;
- Aprimorar a coleta seletiva e ampliar para a área rural
- Implantar Ecoponto para descarte adequado dos resíduos
- Implantar a Logística reversa dos resíduos como lâmpadas, pilhas e baterias, embalagens de agrotóxicos.