Mário Celso deverá presidir Amensp no biênio 2021/2022

 

“associação é composta por 16 municípios do noroeste paulista e população superior a 242 mil habitantes”

José Carlos Bossolan

Com informações e fotos de Moisés Eustáquio/Jornal Impacto Online e Antônio José do Carmo/Jornal Noroeste Rural

ANDRADINA – Em reunião realizada nesta terça-feira (13/01) pela AMENSP (Associação dos Municípios do Extremo Noroeste de São Paulo), no salão de reuniões do Oeste Plaza Shopping, prefeitos da região indicaram Mário Celso Lopes, (chefe do executivo de Andradina), para ser candidato a presidente da entidade, cuja eleição será no próximo dia 22, para escolha da nova diretoria.

Composta por 16 municípios, e população estimada de 242.836 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a AMENSP tem como membros os municípios de Andradina (57.202 pessoas), Bento de Abreu(3.005 pessoas), Castilho (21.267 pessoas), Guaraçaí (8.290 pessoas), Guararapes (33.100 pessoas), Ilha Solteira (26.788 pessoas), Itapura (4.961 pessoas), Lavínia (12.285 pessoas), Mirandópolis (29.706 pessoas), Murutinga do Sul (4.506 pessoas), Nova Independência (4.053 pessoas), Pereira Barreto (25.677 pessoas), Rubiácea (3.162 pessoas), Sud Mennucci (7.728 pessoas), Suzanápolis (4.014 pessoas) e Valparaíso (26.822 pessoas), e provável composição da diretoria da entidade, deverá ser Mario Celso Lopes (presidente/prefeito de Andradina), vice-presidente, Everton Luiz Fernandes Sodário Raimundo (prefeito de Mirandópolis), secretário, Carlos Alexandre Pereira (prefeito de Valparaíso), tesoureiro, Júlio César Felismino (prefeito de Rubiácea), coordenador, Cristiano Eleutério Soares da Silva (prefeito de Murutinga do Sul), presidente do Conselho Fiscal, João de Altayr Domingues (prefeito de Pereira Barreto) e membros, Paulo Duarte Boaventura (prefeito de Castilho) e Fernando Macchi Santana (prefeito de Nova Independência), mas poderá sofrer alguma alteração até a eleição.

Antes de apresentar seu nome como disponível para colaborar com a associação dos municípios, Mário Celso Lopes expôs por mais de uma hora sua proposta de unidade dos municípios, a partir do agronegócio, com a potencialização da marca de aptidão de cada um, como Lavínia da cebola e o abacaxi de Guaraçaí.

Mário Celso, também considerou o turismo como potencial que deve ser integrado a todos os municípios da região, e que para maior visibilidade do Governo considerou prioritário planejar maior influência nos setores de decisões da política nacional e estadual como Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal.

O prefeito de Andradina, lembrou alguns nomes atuais de importância em Brasília, como da senadora Simone Tebet (ex-prefeita de Três Lagoas e candidata à presidência do Senado) que é sua amiga – “o pai dela, saudoso Ramez Tebet, mesmo sendo senador por outro estado, o Mato Grosso do Sul, subiu no meu palanque quando fui candidato a prefeito da outra vez (2000)”, comentou, Mário Celso, também como a ministra da Agricultura e deputada federal licenciada, Tereza Cristina que Mário Celso, disse ter recepcionado algumas vezes em seu escritório em Andradina.

O prefeito andradinense também é amigo do governador de São Paulo, João Dória tendo realizado com ele inclusive negócios particulares. Também vários secretários, entre eles Marcos Vinholi no Desenvolvimento que já confirmou uma obra de grande importância regional (pavimentação da vicinal do Bairro Jaó em Andradina). Com este investimento, segundo Mário Celso, o frigorífico desativado poderá entrar em operação gerando ainda nesse semestre cerca de 500 empregos.

A AMENSP é uma importante entidade e tem como objetivos formular e implantar projetos de interesse regional, desenvolver projetos conjuntos e programas de cooperação, entre organismos de desenvolvimento urbano, nacionais ou internacionais, público ou privado, órgãos governamentais, concessionárias de infraestrutura e instituições de capacitação/educação, de prestação de serviços sociais e de apoio de atividade econômica e elaborar ou coordenar projetos e programas de interesse dos
municípios; e apoiar projetos de pesquisa e inovação tecnológica, dentre outras ações e Mário Celso com sua experiência nos negócios e influência, poderá alavancar a entidade e proporcionar investimentos para todos os municípios membros da associação.

BASTIDORES

Nos bastidores regional, cogita-se a possibilidade de dois atuais prefeitos da região estaremos analisando a possibilidade de candidatura a deputado nas eleições de 2022. Everton Sodário (PSL), de Mirandópolis (conhecido como Bolsonaro caipira), estaria analisando a estudando a possibilidade em disputar o cargo de deputado estadual. Em 2018, o deputado estadual menos votado e eleito por seu partido foi o coronel Nishigawa, com 23.094 votos. Sodário obteve na eleição passada, 8.303 votos para prefeito (67,85% dos votos válidos).

Mário Celso é outro nome cotado para a disputar o cargo de deputado federal pelo PSDB. Com a maior votação da história de Andradina (24.960 votos – 78,29%), o prefeito de Andradina levaria vantagem por sua popularidade em alta e ausência de nomes expressivos para a disputa na região. Como presidente da AMENSP, Mário Celso poderá ajudar outros municípios e mostrar seu compromisso não só com Andradina, mas toda região. Em 2018, o deputado federal menos votado e eleito pelo PSDB, foi Eduardo Cury com 94.282 votos.

Importante destacar, que caso nenhum dos 2 nomes resolvam disputar uma cadeira como deputado, alguns outros nomes possam surgir na região noroeste como candidatos, e suprir a ausência de representantes da região na Câmara Federal e Assembleia Legislativa que duram décadas e deixa a região órfã para pleitear os interesses regionais.