MARANHÃO EM FOCO: a nova parceria da CONAFER para levar mais desenvolvimento agrofamiliar ao Estado

Secom CONAFER

Quando ainda era secretário da Sagrima, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão, o engenheiro agrônomo Sérgio Delmiro, teve atuação decisiva para a CONAFER firmar o seu primeiro acordo de cooperação para levar o +Pecuária Brasil aos pecuaristas familiares maranhenses. Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, Sérgio Delmiro esteve reunido em Brasília com o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, para efetivar novos programas voltados ao segmento agrofamiliar do Estado. E assim foi selada uma parceria para levar fomento às atividades agrícolas dos produtores rurais de outras categorias, como o ecoturismo, o extrativismo, a hortifruticultura, a piscicultura e demais culturas agroecológicas importantes para os 217 municípios do Estado

Na palavras de Sérgio Delmiro, “o objetivo deste acordo é levar para o Maranhão mais desenvolvimento, na parte da pecuária, no turismo rural, do apoio ao pequeno produtor, junto ao INSS, criando um espaço representativo da CONAFER no território maranhense”.

Sérgio Delmiro agradeceu pelo convite do presidente Carlos para atuar nesta missão de levar os projetos e programas da CONAFER para todo o estado, e afirmou que “a ideia é ampliar a atuação da Confederação por meio de uma ligação mais direta com os municípios e secretarias de agricultura, além de fortalecer a parceria já efetivada com o governo do Estado”.

Sobre as regiões onde devem se concentrar as primeiras ações, Sérgio Delmiro falou da região Tocantina, que hoje detém o maior rebanho do Estado, e deve receber uma atenção inicial, além dos pequenos produtores que se encontram no Cerrado maranhense. “O foco é o agricultor familiar, é levar a CONAFER onde tenha uma família de agricultores precisando de apoio, crédito, capacitação e fortalecimento da sua atividade econômica”, finalizou o engenheiro agrônomo, assessor e consultor da Confederação para o Maranhão.