Lula e Alckmin serão diplomados pelo TSE nesta segunda-feira

“cerimônia será às 14h e é último processo antes da posse”

José Carlos Bossolan

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice eleito, Geraldo Alckmin serão diplomados às 14h desta segunda-feira (12/12), no plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo presidente do Corte, ministro Alexandre de Moraes. A diplomação encarra o ciclo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse dia 1º de janeiro.

Lula que irá ocupar o Planalto pela terceira vez, sendo o único desde a redemocratização a conquistar tal feito. O petista obteve 60.345.999 votos, em disputa do segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro derrotado no segundo turno, figura como o único presidente a não ser reeleito para segundo mandato consecutivo, ainda não demonstrou a intenção de estar no ato de posse e passar a faixa presidencial.  

Na solenidade desta segunda-feira, Lula e Alckmin receberão os diplomas que os habilitam a tomar posse nos cargos de presidente e vice-presidente perante o Congresso Nacional, no tradicional juramento a Constituição. A expectativa é que Lula faça o tradicional desfile em carro aberto às 14h30 do dia 1º de janeiro, parando na Câmara dos Deputados, onde será recepcionado pelo presidente da Casa, Arthur Lira, pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber e pelo procurador da República, Augusto Aras, dentre outras autoridades.

No plenário, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco pedirá ao presidente e vice para jurar “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”. A declaração que é prevista na Constituição Federal, será seguida pela assinatura do Termo de Posse e posteriormente Lula já como presidente empossado fará o discurso a nação, dando início ao seu terceiro mandado de presidente do Brasil.