Lorinho quer microchip ou coleiras em cães e gatos para controle de leishmaniose e outras doenças

“vereador quer monitoramento de situações sanitárias que envolvem os animais”

José Carlos Bossolan

O vereador castilhense, Ademar Onório Ribeiro – Lorinho, apresentou requerimento indagando a municipalidade da possibilidade de instalação de microchip ou coleiras de rastreamento em cães e gatos do município.

Segundo o parlamentar, sua propositura visa cumprir s necessidades dos munícipes que possuem animais de pequeno porte ou para animais de rua, com intuito de conter a proliferação de leishmaniose e outras doenças. “Com o microchip, os dados dos animais são registrados em um banco de dados, que contém informações do animal e do dono, tornando possível o rastreamento desses animais e acionamento dos responsáveis, facilitando assim o trabalho da saúde pública e dos agentes da equipe de zoonoses” – justificou Lorinho.

Ainda conforme o vereador, a instalação desse dispositivo permitirá o monitoramento das condições de saúde desses animais de rua, com acompanhamento de possíveis doenças que esses animais poderiam transmitir, tanto para outros animais como para os humanos, permitindo uma melhor vacinação dos mesmos.