Secom CONAFER
Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o presidente da CONAFER, Carlos Lopes, recebeu a Comenda Governador Theobaldo Barbosa, honraria instituída pela Câmara Municipal de Maceió e destinada a personalidades de destaque nacional. O autor da iniciativa foi o vereador Oliveira Lima, que teve o apoio dos demais parlamentares do município no reconhecimento dos esforços do presidente da Confederação e sua contribuição significativa no crescimento do nosso país. Representando o presidente Carlos Lopes, o presidente da FAFER Nordeste, Werberte Carvalho, recebeu a homenagem da Casa Legislativa da capital alagoana
A Comenda Governador Theobaldo Barbosa é uma honraria instituída pelo Decreto Legislativo N° 265, de 13 de junho de 2000. Ela homenageia a figura histórica do Governador Theobaldo Barbosa, por isso é um símbolo de reconhecimento àqueles que deixaram um legado positivo e relevante para a cidade.
A Sessão Solene ocorreu hoje pela manhã no Plenário da Câmara Municipal de Maceió. Representando o presidente Carlos Lopes, impedido por recomendação médica, o presidente da FAFER Nordeste, Werberte Carvalho, falou em seu discurso, “primeiramente, eu quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui, representando o presidente Carlos e homenageando a mesa em nome do nosso nobre vereador Oliveira, que está concedendo essa honra juntamente com a Câmara de Vereadores de Maceió. Também quero estender essa homenagem ao nosso nobre amigo deputado Jutay Meneses, que tem trabalhado na Paraíba em prol da pesca e de todos os demais agricultores familiares. Participo da CONAFER há mais de doze anos, que é a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil, uma entidade que vem atuando no campo. Como diz o meu presidente Carlos, são os pequenos que constroem o Brasil e, sem eles, os brasileiros não teriam alimentação no seu dia a dia”.
Na continuação de seu discurso, Werberte Carvalho, lembrou do trabalho da Confederação: “a CONAFER tem expandido projetos como o de melhoramento genético, que está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, ou seja, em todo o Brasil. A cada nascimento de uma bezerra ou bezerro, isso representa uma mudança significativa para os criadores, seja de corte ou de leite. Isso é importante porque eles passam a integrar um grupo que supera dificuldades como o acesso à inseminação artificial ou a embriões com genética aprimorada, possibilitando um futuro mais promissor e digno para suas famílias”.
“O presidente Carlos Lopes tem destacado a necessidade de dignificar o povo camponês, muitas vezes marginalizado pelas políticas públicas que não chegam a todas as comunidades, especialmente as mais distantes. Se não houver uma entidade que diminua a distância entre o camponês e os órgãos públicos, sejam eles municipais, estaduais ou federais, muitas comunidades permanecerão desassistidas. É preciso estreitar essa ligação e trazer soluções para todos. E assim seguimos na fé, com o compromisso de melhorar a vida no campo”, finalizou o representante do presidente Carlos Lopes, Werberte Carvalho.