JOGOS INDÍGENAS: finais mostraram união das aldeias, a força do esporte e os valores culturais do território Caramuru

Secom CONAFER

O Estádio Indígena Caramuru-Paraguaçu, em Pau Brasil, região sul da Bahia, foi palco do grande encontro dos indígenas da TI Caramuru neste momento histórico de união em torno dos valores culturais de suas diversas etnias, como a Baenã, Kamakã, Tupinambá, Kariri-Sapuyá e Gueren, formadoras do englobante grupo étnico Pataxó Hãhãhãe. No último sábado, 20 de novembro, ocorreram as finais do Concurso de Toré e do Campeonato de Futebol dos Jogos Indígenas

As finais começaram às 11 horas, e tiveram início com o concurso de Toré envolvendo duas equipes decidindo o primeiro lugar, com a equipe Kamaiurá sagrando-se vencedora, ficando com o segundo lugar o grupo Resgate da Cultura.

Às 13 horas entraram em campo as equipes de futebol para a disputa do terceiro lugar entre Caramuru e Atxuab, com a equipe Atxuab saindo vencedora. Às 15 horas ocorreu a grande final entre Barcelona x Chelsea, no tempo normal houve empate, com a decisão por pênaltis, com a vitória do time do Chelsea, que levou o título de campeão dos Jogos Indígenas da Caramuru. O Chelsea representou a aldeia Panelão, do município de Camacã, e pertencente ao território Caramuru.

Participação das aldeias do TI Caramuru foi maciça

Participaram dos jogos as aldeias, Panelão, Bahetá, Rio Pardo, Água Vermelha, Ourinho, Milagrosa, Salgado, Pocinho e Paupel. Foram 6 equipes de toré com média de 15 participantes por grupo, e mais 14 equipes de futebol com 20 jogadores cada, e aproximadamente 1 mil pessoas das comunidades acompanhando os Jogos, num total de aproximadamente 1,5 mil indígenas entre atletas e torcedores participantes.

A abertura dos Jogos na TI Caramuru ocorreu em 12 de junho deste ano, no mesmo dia em que Carlos Terena, idealizador dos Jogos Mundiais do Povos Indígenas, faleceu em Brasília. Os Pataxó do Sul da Bahia, da TI Caramuru Catarina Paraguaçu, viveram um momento histórico de união em torno dos valores ancestrais e culturais por meio do esporte.

Há algum tempo este resgate havia sido planejado com a ideia de uma grande edição do Campeonato de Futebol após o término da construção do Estádio Indígena Caramuru Paraguaçu. Apenas depois da vacinação dos aldeados e de medidas de isolamento social, os Jogos Indígenas foram iniciados e tiveram agora o seu término, com a presença de toda comunidade Pataxó, diversas lideranças e aldeias da região.