Internações por Covid-19 aumentam e Saúde dispara nova campanha de conscientização

Assessoria de Comunicação

O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Castilho na manhã desta sexta-feira, 19, revela que os casos positivos de contaminação pelo coronavírus continuam subindo de forma assustadora, sugerindo que os cuidados pessoais recomendados aos cidadãos estão sendo ignorados pela população.

Somente entre o Boletim divulgado na terça-feira, 16, e hoje (19), a quantidade de casos confirmados aumentou em 20 pacientes positivos enquanto outros 63 ainda aguardam os resultados dos exames. Ainda mais assustadora é a quantidade de pacientes internados atualmente: agora são 05, sendo que 02 deles estão na UTI de Andradina, 01 na UTI de Araçatuba e outros 02 seguem internados em Castilho.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu iniciar uma nova onda de conscientização popular, divulgando nas mídias eletrônicas um alerta de que “Sair de casa com suspeita ou testado positivo para Covid-19 é crime!” A nova campanha baseia-se no que determina o Artigo 268 do Código Penal, que fixa a pena para os infratores: detenção, de um mês a um ano, e multa. Caso a desobediência à Lei envolver qualquer profissional da área de Saúde, a pena é aumentada em 1/3.

Para garantir o cumprimento do Código Penal e dos Decretos Estadual e Municipal, a Vigilância Sanitária segue percorrendo as ruas da cidade e conta com o auxílio da Polícia Militar para punir os infratores que não acatarem as advertências.