INCRA convoca interessados em se cadastrar para lotes em Mirandópolis

“outra frente da autarquia está fazendo recadastramento em assentamentos”

José Carlos Bossolan

A Superintendência Regional do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Paulo, está com cadastramento aberto de famílias que tenham interesse em serem beneficiárias pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, em 94 lotes no Projeto de Assentamento Egídio Brunetto III, no município de Mirandópolis (SP).

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas estudando e texto que diz "INCRA SÃO PAULO"
“Inscrições iniciaram dia 20 de julho – foto – Facebook/INCRA-SP”

Os interessados devem procurar pessoalmente a Prefeitura de Mirandópolis, até esta quinta-feira (03/08), com documentos pessoais de todos os membros da composição familiar. De acordo com postagem do órgão, os interessados devem possuir obrigatoriamente cadastro no CadÚnico (Cadastro Único dos Programa Sociais) e é necessário que apenas um membro do núcleo familiar realize o cadastro. Não foram divulgados os critérios que serão adotados para classificação das famílias.

Outra frente da autarquia federal está realizando recadastramento de famílias assentadas na região de Andradina. De acordo com relatos de famílias que entraram em contato com nossa reportagem, 2 técnicos estão percorrendo os lotes em Castilho para atualização cadastral, porém sem nenhum tipo de crachá de identificação ou veículo caracterizado, especificamente com a descrição “a serviço do INCRA”, embora ambos colaboradores sejam conhecidos das comunidades assentadas.

A reportagem do O Foco entrou em contato com a assessoria de comunicação do INCRA em Brasília (DF) e regional paulista para obter informações. Em resposta, o órgão federal informou que a demanda seria informada pela assessoria da Superintendência Paulista. A assessoria de comunicação do INCRA em São Paulo informou que – “Em resposta à sua solicitação, confirmamos que há técnicos a serviço do Incra realizando supervisão ocupacional na região de Castilho. Esses técnicos estão de posse de carta de apresentação emitida pelo Incra, e foram contratados mediante Termo de Execução Descentralizada”.

Porém o órgão não informou quais os objetivos do recadastramento, assim como a empresa contratada para realização dos serviços e os prazos para conclusão dos trabalhos. A Superintendência do INCRA em São Paulo, também não informou quais canais oficiais o órgão tem utilizado para informar os assentados que tal medida se trataria de iniciativa oficial.