Ilha Solteira realiza ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Assessoria de Comunicação

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas para a conscientização acerca da temática. Com isso, a Prefeitura de Ilha Solteira promoverá uma série de ações em alusão à data. Nesta quarta-feira, 2, terá início uma exposição de obras de arte produzidas por crianças e adolescentes atendidos pelo serviço TEAcolhe, da rede pública, voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A exposição poderá ser visitada em horário comercial no Museu e Sala de Convenções Nara Lucia Nonato (Cine Paiaguás) até o dia 5 de abril. No sábado, 5, a partir das 8h30, acontece também a Caminhada de Conscientização do Autismo. A saída será na Praça dos Paiaguás, próximo à Prefeitura Municipal, e a ação contará com a participação da equipe de equoterapia da Apae.

Logo depois, haverá a exibição do filme “Espectro”, criado e dirigido pela jornalista ilhense Edilene Spitaletti. A obra, que retrata o cotidiano de uma criança com transtorno do espectro autista, será exibida a partir das 10h30, no Cine Paiaguás. Todas essas ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Já no dia 9 de abril, acontecerá o evento “O Protagonismo do Autista na Sociedade”.

A ação será na Câmara Municipal de Ilha Solteira a partir das 14 horas, com realização da Secretaria de Assistência Social e Lions.

Ações nas escolas 

Entre os dias 31 de março e 4 de abril, as escolas municipais também promoverão ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Contações de história, painéis, exibições de vídeos e outras atividades serão promovidas nas CEI’s Guilherme Giantomassi Gomes, O Pequeno Príncipe, Maria Ivone Biazetto Fernandes, Sorriso de Criança e Anexo, Doce Infância; as EMEI’s O Pequeno Polegar, Juliana Barakat e Eva Costa; e as Emef’s ABBS, Lucia Maria Donato Garcia e Paulo Freire.