Humberto Passarelli é a primeira escola a receber sistema de monitoramento 24 horas

Assessoria de Comunicação

A Secretaria de Educação de Andradina concluiu a instalação do primeiro sistema de monitoramento remoto em uma unidade escolar da cidade. A partir de agora, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “dr Humberto Passarelli” estará monitorada 24 horas por dia para dar segurança patrimonial e para os funcionários, professores e alunos da unidade.

Segundo a secretária a pasta, Estela Cassiolato Goda, todas as escolas de escolas de ensino fundamental, centros de educação infantil, creches e até mesmo a cozinha piloto de Andradina serão monitoradas 24 horas por dia. “Nosso objetivo é dar mais segurança a todos, zelar pelo patrimônio público e ter condições de resolver conflitos por meios das imagens que ficarão gravadas e serão usadas quando necessário”, explicou Estela.

Segundo om diretor de Segurança Pública, André Luís de Lima Augusto, a escolha da escola Humberto Passarelli foi muito benvinda já que a unidade, localizada entre os bairros Jardim Europa e Vila Passarelli é uma das que mais sofre em relação a furtos. Para Lima Augusto, o videomonitoramento que acontecerá em tempo real vai impedir e coibir esse tipo de crime. “A equipe remota estará pronta para acionar órgãos de segurança, para coibir e identificar autores de crimes ocorridos dentro das unidades de educação”, explicou.

O monitoramento acontece em pátios cobertos e descobertos, corredores de acesso a salas de aula, secretaria, cozinha e locais de entrada e saída de alunos com fechamento em todo o perímetro da unidade. Assim que ativado toda a ação suspeita detectada gera um protocolo com a gravação remota das informações na nuvem, e também nos equipamentos físicos para manter as imagens seguras mesmo que falte energia ou o sistema esteja fora do ar.
A qualidade das imagens é superior à de outros modelos, sendo possível visualizar melhor rosto de pessoas e, dependendo da resolução, placas de veículos.

O contrato

O valor do contrato é de aproximadamente R$ 189 mil, e comtempla a instalação de 216 câmeras de alta definição e com visão noturna, 288 sensores de movimento e 24 centrais de alarmes e esse número pode ser ampliado. O monitoramento é remoto na central de segurança da New Line, uma empresa situada em Goiânia (GO), responsável pelo monitoramento de uma das maiores instituições bancárias do país.