“vereador sugere a instalação de bueiros inteligentes”
José Carlos Bossolan
Com diversos pontos de alagamento decorrentes de chuvas nos últimos 40 dias, o vereador Hugo Zamborii volta a cobrar soluções urgentes por parte da Prefeitura de Andradina para solucionar o problema que vem afetando a população de praticamente todos os bairros do município.
“Aos adeptos do discurso de que ‘em Andradina sempre teve enchente e não tem nada que possa ser feito’ fica aqui o registro de uma solução que pode sim colaborar para diminuição em curto prazo com os problemas dos alagamentos em Andradina” – anunciou o vereador. Zamboni postou em seu perfil no Facebook, algumas fotos sobre a situação de bueiros entupidos. A primeira se trata de um bueiro entupido de lixo e terra localizado no principal entroncamento comercial de Andradina, avenida Barão do Rio Branco com a rua Paes Leme.
“A pergunta que todos devem se fazer é: “e está assim nos bueiros do centro da cidade, como estarão os bueiros distante das áreas centrais que é para onde a chuva leva a terra e o lixo? De acordo com os moradores mais afetados pela enchente, cada vez chove menos tempo e alaga mais rápido. Muitos apontam a diminuição da cobertura dos serviços de varrição pública, outros apontam a diminuição do serviço de remoção de terras e lixo das ruas e bueiros depois das chuvas como fatores determinantes pra isso. É claro que soluções definitivas são de longo prazo e envolvem em sua maioria obras de grande porte” – questiona o parlamentar.
Segundo o vereador Hugo Zamboni, uma das soluções para amenizar o problema é realizando serviço de desobstrução ou limpeza do sistema que escoa a água da chuva podendo até adotar soluções como a do município de Mogi Guaçu, que implantou os chamados “bueiros inteligentes” em que uma empresa contratada instala e mantém regularmente limpa as entradas do sistema de drenagem de águas pluviais.
Em novembro do ano passado, Hugo Zamboni apresentou requerimento, pedindo estudos e providências neste sentido de combater as enchentes. “Depois do primeiro episódio de alagamentos no dia dois de dezembro, novos contatos foram feitos para questionar sobre a possibilidade da implantação da melhoria em Andradina e fomos informados pelo executivo de que a proposta estava em análise” – finalizou o vereador.