Horta de Murutinga do Sul triplica quantidade de doações e já atende quase 200 famílias

“em 2 meses, beneficiários saltaram de 60 para quase 200 famílias contempladas”

José Carlos Bossolan

O projeto social criado a aproximadamente 6 meses pelo prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva para beneficiar famílias em vulnerabilidade social, já contempla quase 200 famílias com filhos matriculados na rede municipal de ensino. O chefe do executivo municipal, esteve na segunda-feira (26/09), acompanhando a colheita das hortaliças.

Em 25 de agosto, o prefeito e sua equipe acompanharam nossa reportagem para mostrar a produção do local, que é coordenado pelo fiscal, Cláudio Bialon e reinserção do servidor público aposentado, Antônio Francisco da Silva (80 anos). “Essa horta tem o intuito, de oferecer alimento saudável para a população, com a produção quase orgânico, vamos dizer assim para famílias vulneráveis, que tenham alunos da rede municipal. Então às famílias que estão cadastradas no CadÚnco e com frequência em sala de aula, estão retirando esse alimento saudável aqui. Passamos de 60 para quase 200 famílias em apenas 2 meses de ampliação da horta e isso nos deixa muito felizes, por sabermos que nossas famílias que atravessam momentos de dificuldades financeiras, não fiquem sem alimentos saudáveis em suas mesas, principalmente nossas crianças” – comentou o prefeito Cristiano.

“em agosto, 60 famílias tinham acesso ao projeto. Hoje são 200 – foto: Arquivo/Agosto”

No mês de agosto, 60 famílias cadastradas no CadÚnico e com crianças frequentando regularmente os estudos na rede municipal de ensino, recebiam às hortaliças, como alface, almeirão, rúcula, repolho, couve e cheiro verde. Hoje com a expansão da produção anunciada em agosto, já são quase 200 famílias beneficiadas semanalmente com os donativos.

O projeto coordenado pela secretária de Promoção Social de Murutinga do Sul, Andréa Ribeiro, seleciona às famílias que possuem o cadastro, e estão em situação de dificuldades alimentares, passando a serem contempladas com os donativos. Criada no fundo da UBS (Unidade Básica de Saúde) do município, a horta municipal foi uma forma encontrada pela administração municipal de garantir parte da segurança alimentar às famílias murutinguenses, permitindo o acesso a diversos tipos de verduras.

Segundo o prefeito, Cristiano Eleutério, a intenção de sua administração é expandir ainda mais o projeto, beneficiando ao máximo de famílias do município que necessitam de doações.