Hernani da Bahia quer informações sobre troca de receita de remédios de uso contínuo

“vereador cita que atendimento neste sentido está caótico em Andradina”
José Carlos Bossolan

O vereador Hernani Martins da Silva – Hernani da Bahia, apresentou requerimento indagando a administração municipal no sentido de retorno da troca simples de receita no atendimento a pacientes tratados com medicamento de uso contínuo e atendidos junto à saúde pública municipal, para o fim de restabelecer a celeridade no atendimento, evitar transtornos e reclamações de usuários.

“Fui procurado por munícipes que relataram dificuldades no atendimento junto às unidades de saúde do Município após mudança no procedimento de retirada e troca de receitas de medicamento de uso continuado, mesmo com horário agendado. Segundo esclarecido pelos munícipes, o atendimento está muito lento e até mesmo caótico. Em um dos casos recentes o agendamento pelo cartão azul foi para as 12h15, porém a demora no atendimento superou duas horas; no mesmo dia, o caso de um senhor de 70 anos atrás de uma receita resultou em espera de três horas a partir das 9h00 e desistência por conta da demora. A maioria dos pacientes em situação de uso de medicamento continuado são idosos, boa parte com mobilidade reduzida e dificuldades para deslocamento, dependentes de suporte de suas famílias, sendo necessário procedimentos que agilizem os serviços em benefício da população e que gerem menor dificuldade aos servidores” – comentou Hernani da Bahia.

De acordo com o parlamentar, as solicitações de receita de medicamento de uso continuado eram atendidas apenas com a troca da receita, onde o agente comunitário de saúde, por conhecer caso a caso, fazia a intermediação entre paciente e médico, e encaminhava a troca de receita, bastando ao paciente apenas deixar e pegar depois a receita, evitando aglomerações nas unidades de saúde, além de não causar longos períodos de espera por parte dos pacientes.

Hernani da Bahia questionou se existe estudos e providências visando ao retorno da troca simples de receita no atendimento a pacientes tratados com medicamento de uso contínuo e atendidos junto à Saúde Pública Municipal, de modo a restabelecer a celeridade no atendimento e evitar transtornos e reclamações de usuários.