Hernani da Bahia pede informações sobre insalubridade de merendeiras de Andradina

“vereador pede que seja auferida temperatura do local de trabalho das profissionais”

José Carlos Bossolan

O vereador andradinense, Hernani Martins da Silva – Hernani da Bahia, apresentou requerimento indagando a Prefeitura de Andradina sobre manutenção do benefício da insalubridade às merendeiras das creches municipais, já que as mesmas permanecem em variações de temperaturas, assim como contato com produtos químicos.

“Estive conversado com um número cada vez maior de profissionais de educação e merendeira das creches que expressam grande preocupação com o corte da insalubridade das merendeiras das creches municipais. Recentemente foram relatados os pagamentos de dois meses de insalubridade, sendo que agora informações se dão conta de que a insalubridade será cortada pela administração municipal” – relatou o vereador Hernani da Bahia.

Segundo o vereador, um perito esteve no local de trabalho das profissionais, auferindo a temperatura do local e ficou comprovado que em ambiente de trabalho, as merendeiras são expostas a altas temperaturas no período de preparo dos alimentos, assim como a baixas ao manusear os produtos, tendo que retirá-los dos freezer, podendo acarretar “choque térmico”.

Hernani da Bahia argumenta ainda que além da variação de temperaturas, às merendeiras ainda são obrigadas a manter contato com produtos químicos para a limpeza da cozinha, já que são atribuídas a elas também este serviço. O parlamentar pediu explicações do motivo da suspensão da insalubridade se a mesma foi paga por 2 meses às servidoras.