“parlamentar questiona se há planejamento para contratação de profissionais”
José Carlos Bossolan
O vereador Hernani Martins da Silva – Hernani da Bahia, apresentou requerimento pedindo informações sobre contratação de professores de ensino infantil (PEIC) ou outra medida para garantir atendimento contínuo de PEIC e ADI cobrindo os dois turnos das creches.
“Fui procurado por profissionais de educação, outros servidores da área e pais de crianças, os quais relataram a falta de professores em um dos dois turnos de funcionamento das creches municipais. Às creches contam com funcionários cumprindo atribuições como professor de Ensino Infantil em creche e auxiliar de Desenvolvimento Infantil, porém em um dos turnos apenas os ADI ficam no atendimento às crianças” – justificou o vereador Hernani da Bahia.
Segundo o parlamentar andradinense, os ocupantes dos empregos de ADI não são profissionais do magistério e desempenham função administrativa auxiliar, porém não integram o Quadro do Magistério, sendo atribuição do professor aplicar e desenvolver o conteúdo de natureza pedagógica, conforme o Plano de Carreira do Magistério.
Hernani da Bahia questiona se há estudo e planejamento referente à contratação de professores de ensino infantil (PEIC) para cobrirem todos os turnos nas creches, incluindo o período da tarde, assim como o motivo da ausência de professores PEIC no período da tarde. O vereador pede ainda esclarecimentos se é legalmente viável a substituição de PEIC por ADI, levando em conta que não são habilitados para função de natureza pedagógica.