GUARDIÕES CONAFER: Confederação participou ativamente na formação de 35 novos instrutores no PrevFogo; curso formou os 4 primeiros indígenas do Brasil

Secom CONAFER

Do último dia 13 de junho até hoje, 28 de junho, foi realizado o curso de instrutores brigadistas do PrevFogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, órgão do Ibama com atuação na educação, pesquisa, monitoramento, controle de queimadas, prevenção e combate aos incêndios florestais no Brasil. A CONAFER teve participação ativa no curso, o melhor do país em excelência, disponibilizando o instrutor Marcelo Santana, coordenador de Gestão Ambiental da entidade e especialista de campo. O curso ocorreu em Cavalcante-GO, a 500 km de Goiânia e 300 km de Brasília. Contando com uma base do Ibama, a cidade por estar localizada ao norte da Chapada dos Veadeiros, tem as condições geográficas e topográficas que formam um cenário perfeito para instrução e conhecimento

A Confederação criou recentemente os Guardiões de Proteção Ambiental, um programa pioneiro na prevenção e combate aos incêndios florestais, autogestão no manejo das queimadas controladas e entendimento do conhecimento tradicional sobre o elemento fogo. Entre as ações iniciais dos Guardiões, estão previstos o Curso de Formação de Brigadistas e as queimas prescritas. Nesta edição do PrevFogo foram formados instrutores brigadistas de diversos estados brasileiros, além de 2 equatorianos e uma representante do Serviço de Floresta dos Estados Unidos.

“Da esquerda para a direita, os instrutores do curso PrevFogo 2022: Rodrigo de Morais Falleiro – Prevfogo IBAMA, Nayara Stachesky – ICMBIO, Bolivar Rodrigues Xerente – Prevfogo IBAMA, Ana Maria Canut – Prevfogo IBAMA. Pedro Paulo Xerente – Prevfogo IBAMA e Marcelo Trindade Santana – CONAFER”

Flávia Saltini, chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, falou em entrevista à Secom sobre o curso PrevFogo e a importância da parceria com a CONAFER: “o curso do PrevFogo é o carro-chefe do nosso Centro, porque o nosso processo seletivo tem o curso de formação de brigadas envolvido, com os testes de aptidão física, uso do ferramental, tem o conteúdo do curso, depois provas teórica e prática. Este curso vem formar instrutores no que há de mais recente nos conceito do manejo integrado do fogo, trazendo mudança de paradigma no relacionamento com as comunidades, quilombolas, indígenas, agricultores, ensinado a usar o fogo como manejo. Ao se integrar às culturas das comunidades, agregamos a teoria dos incêndios florestais com a sensibilidade que os instrutores do PrevFogo precisam ter.”

“O instrutor e coordenador de Gestão Ambiental da CONAFER, Marcelo Santana, ao lado de Flávia Saltini, chefe do Prevfogo/Ibama”

No PrevFogo, Marcelo Santana ensinou sobre as queimas prescritas, ação preventiva para evitar o surgimento de incêndios durante o período de estiagem, que normalmente ocorre de maio a setembro. As queimadas controladas promovem benefícios ao ecossistema e às comunidades de produtores rurais. Com elas é possível prevenir a ocorrência de incêndios florestais catastróficos, com potencial para queimar grandes áreas de florestas nativas, colocando a vida de pessoas e animais em risco. 

“A cidade de Cavalcante-GO, a 500 km da capital goiana e 300 km de Brasília, localizada ao norte da Chapada dos Veadeiros, onde está se realizando o curso de instrutores do PrevFogo”

 Queimas prescritas promovem benefícios ecológicos e socioeconômicos às comunidades rurais

No caso de comunidades indígenas, Marcelo Santana, afirma que ações que envolvem o manejo integrado do fogo serem bem-sucedidas, “é necessário cumprir três etapas: sendo a primeira delas o diálogo com os anciões dos territórios com resgate do uso tradicional do fogo; a segunda, buscar formas de integrar o saber ancestral às tecnologias disponíveis na constituição da brigada, capacitando os próprios comunitários; e a terceira, trata-se de mensurar os resultados obtidos pela queima.” Com os 4 novos instrutores indígenas formados pelo PrevFogo, este trabalho só tem a avançar ainda mais.