Governo de Andradina e ACIA vão conhecer caso de sucesso do artesanato de Três Lagoas

Assessoria de Comunicação

Uma comitiva andradinense realizou uma tarde de troca de experiências com representantes da Associação Costa Leste de Artesãos do Mato Grosso do Sul (ACLAMS) e consultoria da Suzano para conhecer o “case” de sucesso que revelou o artesanato da região Leste de Mato Grosso do Sul para o mundo.
Participaram do encontro com a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o consultor da Suzano Adriano Sakata e a subsecretaria do Turismo, Viniane Castro Elois, o secretário de Esportes. Cultura, Lazer e Juventude, André Lopes, o subsecretário de Desenvolvimento, Marcos Okajima e a gerente da Associação Comercial e industrial de Andradina (ACIA),Marise Teixeira.

Segundo Viviane, para o turismo, em pleno desenvolvimento em Andradina, o artesanato é sempre um atrativo e fomento da atividade, pois gera renda para a população local e valoriza o artesão. Na experiência de sucesso de Três Lagoas, graças a boa relação com o poder público e a consultoria da empresa Suzano, que acompanha de perto as ações e o desenvolvimento da atividade, o público de todo país e até mesmo do exterior conseguem ter acesso à riqueza do artesanato sul-mato-grossense. E para quem não acredita que a atividade pode ser rentável, na Casa do Artesão de Três Lagoas existem peças de até R$ 3,5 mil.

Uma das atividades que colocaram o artesanato da Costa Leste no mapa foi, através da parceria entre o Sebrae/MS com a empresa Suzano, a criação de um catálogo (“Arte Feita à Mão”), que mostra o trabalho de artesãos e mais de 100 peças artesanais inspiradas na fauna e flora do bioma Cerrado.
De acordo com a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o catálogo é a concretização de um amplo projeto de criação de identidade cultural nos produtos artesanais. “A iniciativa trouxe grandes benefícios para os artesãos envolvidos, valorizando o artesanato, ao ampliar suas possibilidades de divulgação e de comercialização”, explicou.

Segundo Adriano Sakata, outra característica peculiar no trabalho dos artesãos, que representa um grande argumento de venda, são que os produtos, desde os mais simples aos mais elaborados, apresentam a valorização cultural do Matogrosso do Sul, apresentando araras, tuiuiús, jacarés, onças, capivaras, peixes e muitos outros animais que tomaram novas formas a partir do desenvolvimento dos produtos, seja nas esculturas em madeira, cimento e metal, ou até mesmo nas peças em crochê, nos bordados, tecelagem manual, papelaria, reciclagem, e em outras técnicas. “Os produtos são desenvolvidos dentro de uma linha de identidade sul-mato-grossense e sem dúvida impulsiona as vendas no setor”, declarou.