Golpe do cartório: empresas e pessoas devem ficar atentas para não serem vítimas

Assessoria deComunicação

Pessoas comuns e responsáveis por empresas devem ficar atentos para não serem vítimas do chamado “Golpe do Cartório”. O golpe é realizado por meio de um e-mail falso que está sendo enviado a andradinenses anunciando uma falsa cobrança de “taxas fictícias” que afirmam existirem débitos que precisam ser pagos até determinado horário, sob a ameaça de o título ser protestado.

Esse “e-mail fake” é registrado como cartório.email.kbr.06.online informa ainda um código QRCode, fazendo a vítima acreditar na história e acabar pagando quantias via PIX . O Setor de Tributação do Governo de Andradina afirma que os procedimentos caso haja cobrança são diferentes, não havendo contato via e-mail, mensagens ou ligações.  

Informa também que, antes de ter um título protestado, o cartório encaminha por meio do correio um documento registrado informando sobre o débito. O documento recebido tem o nome e endereço do tabelionato, além do número do título.

Como se prevenir

Como forma de prevenção para não ser vítima do golpe, a empresa ou pessoa deve solicitar o máximo de informações possíveis, como o telefone do cartório, o número do título e os dados do credor. Além disso, as empresas devem informar seus funcionários sobre o golpe e orientá-los ao receber ligações suspeitas e ignorar mensagens e e-mails.

Crime de estelionato

Caso a empresa ou pessoa tenha sido vítima do golpe é necessário procurar as autoridades competentes, como Polícia Civil para registrar a ocorrência.