“pena pelo crime é de 1 a 4 anos de reclusão e multa”
José Carlos Bossolan
Não é de hoje que “espertalhões” tem aproveitado a coleta seletiva de lixo reciclável para se apropriar dos materiais separados por moradores, que são acondicionados em sacos de cor diferente do coletado dos resíduos orgânico das residências. Esse crime tem prejudicado famílias da cooperativa de catadores de Andradina.
Alguns transeuntes, se apropriavam especialmente de latas de alumínio, ou outros objetos de maior valor comercial, no entanto os furtos estão acontecendo por meio de veículo e todo o material separado está sendo levado em caminhão pelos meliantes. Procurada por nossa reportagem, a Conservita Gestão e Serviços Ambientais, disse que tomou conhecimento dos fatos por intermédio de populares que entraram em contato com a empresa para relatar os furtos.
Segundo a Conservita, o furto do material destinado a reciclagem atrapalha a renda de famílias da cooperativa de recicladores de Andradina, que sobrevivem da reciclagem dos produtos, além de denegrir a imagem da empresa responsável pela coleta, devido o uso de sacos plásticos de cores e tamanhos inferiores ao destinado pela empresa para esta finalidade.
Quem presenciar o furto dos materiais da coleta seletiva pode entrar em contato com a Polícia Militar pelo fone 190 ou para a Conservita (18) 3722-2223. A pena prevista pelo Código Penal é de reclusão de 1 a 4 anos e multa para os responsáveis pelo crime. Os caminhões utilizados na coleta seletiva são identificados com a logomarca da Conservita.