Fernandinho Santana vai a Castilho para conhecer projeto de capiaçu

“prefeito vem implementando política voltadas aos agricultores do município”

José Carlos Bossolan

O prefeito de Nova Independência, Fernando Macchi Santana – Fernandinho Santana, esteve na manhã desta terça-feira (23/11) em Castilho para conhecer melhor o projeto do capiaçu que tem ajuda produtores rurais a combater a seca e manter alimentação do gado.

“prefeitos de Castilho e Nova Independência acompanharam colheita do capiaçu”

“Estou arrepiado em ver esse projeto dando certo. São pessoas assim que precisamos na administração dos municípios, que olhem para os nossos produtores e obrigado Paulo pelo convite. Como no Brasil pouco se cria e muito se copia, vou levar esse bom exemplo para ser implementado em Nova Independência, que irá ajudar muito nossos produtores e enfrentar a seca e manter a alimentação do gado” – relatou Fernandinho Santana, que esteve em assentamento a convite do prefeito de Castilho, Paulo Boaventura.

O BRS-Capiaçu é feito pela Embrapa e foi implementado em Castilho pela Secretaria de Agricultura do município, com subsídios de mudas e transporte e tem ajudado os produtores na produção de silagem com custo razoavelmente baixo e com produção média de 50 toneladas de silo em cada corte, sendo feito a silagem do volumoso 3 vezes por ano.

O custo anual com a produção do capiaçu é mais ou menos R$ 3.200,00 entre a aquisição de mudas, adubo e mangueira de irrigação por gotejamento, no entanto só é utilizado a irrigação no início do desenvolvimento da planta ou em dias de muita estiagem.

Fernandinho Santana disse está em busca de aquisição de mudas de cana, napier e também vai ofertar o capiaçu, além de sementes de milho, sorgo e outros grãos – “vamos oferecer a preços subsidiados, mudas e sementes aos nossos produtores rurais como forma de ajuda e incentivo à produção, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pelos agricultores e não vamos medir esforços para dar melhores oportunidade a todos. Vamos atender o pedido da vereadora Denise, e estaremos preparando meio alqueire para cada produtor do município, pois sabemos que não está fácil para às famílias bancarem o preparo do solo e comprar a semente, então a Prefeitura para bancar essa ajuda” – anunciou o prefeito.

O prefeito de Nova Independência vai pedir para os técnicos do município, fazerem intercâmbio com os de Castilho, com objetivo de trocas de experiências para projetos futuros a  serem implementados em ambos municípios, beneficiando a população rural. “Estamos à disposição para ajudar e também receber ajuda. Com certeza nossa equipe e a de Nova Independência tem muito conhecimento e experiencias que poderão ser compartilhadas entre os municípios” – frisou o secretário de Agricultura de Castilho, José Carlos Justi.

“Para nós e uma honra poder ter o Fernandinho aqui conosco acompanhando este projeto. Castilho e Nova Independência são coirmãs e sempre é válido essa busca do conhecimento, pois temos muito a oferecer para Nova Independência e também muito a aprender com eles e essa parceria fortalece os agricultores de ambos municípios” – relatou o prefeito de Castilho, Paulo Boaventura.

Fernandinho agradeceu o prefeito de Castilho pela parceria entre os municípios e pelo convite de estar acompanhado o projeto in loco.

MAIS AJUDA

O prefeito Fernandinho Santana também solicitou do Departamento de Finanças do município, levantamento do impacto financeiro para a perfuração de poços semiartesianos para 87 produtores rurais de Nova Independência que tem dificuldades nesse bem natural, necessário para viver e produzir.

“prefeito Fernandinho tem se sensibilizado com dificuldades dos agricultores”

“É muito triste vermos algumas famílias sem água no nosso município. Já determinamos o levantamento para sabermos qual o percentual que a Prefeitura vai poder bancar com essa despesa. No que depender de mim, vamos custear todos os poços, mas isso se o orçamento nos permitir. Se não der para pagar toda a despesa, vamos pagar o máximo possível, mas iremos levar água para que todas às famílias tenham condições de produzir e viver com dignidade” – anunciou o prefeito, Fernandinho Santana.

CAMINHÃO PIPA

No final da tarde desta terça, chegará a Nova Independência o novo caminhão pipa que recebeu tanque de 15.000 litros novo. O veículo foi plotado pela empresa especializada em plotagem de veículos e de placas do vice-prefeito de Castilho, Marcos Alexandre – Marcos Visual, da empresa Comunicação Visual.

“Já terminamos o serviço e estamos indo fazer a entrega do caminhão pipa para Nova Independência nesta tarde” – anunciou Marcos Visual, em primeira mão a nossa reportagem. O caminhão deverá ajudar Nova Independência em situações de calamidade, especialmente incêndios.