FEA fará nesta segunda-feira palestra sobre meliponicultura

“palestrante Carolina Matos explicará sobre nova legislação”

José Carlos Bossolan

Nesta segunda-feira (05/04), a FEA (Fundação Educacional de Andradina), estará realizando às 19h30 pelo Youtube, uma palestra sobre a nova legislação paulista sobre meliponicultura. A palestrante Carolina Matos da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (ligada a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) estará explicando aos participantes a nova legislação para os criadouros dessa modalidade de produção de mel.

Os interessados em assistir deverão acessar o link:  https://www.youtube.com/watch?v=Hww6G0XAoWs

O evento será aberto aos meliponicultores da região. Essa é mais uma ação da FEA contribuindo com a comunidade, e atualizando seus alunos para o mercado de trabalho.

MELIPONICULTURA

Meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão, especialmente das tribos meliponini e trigonini, como as abelhas jataí e mosquito. Na meliponicultura, as colméias são organizadas em Meliponários e era praticada há muito tempo pelos povos nativos da América Latina, em especial aqueles do Brasil e México.

RESOLUÇÃO

No ano passado, o Ministério do Meio Ambiente emitiu a Resolução 496/20, disciplinando o uso e o manejo sustentáveis das abelhas-nativas-sem-ferrão em meliponicultura. Na resolução, o Ministério definiu as especificações para a produção, manejo e captura das abelhas-nativas-sem-ferrão.

A produção poderão ser feitas em colmeia (caixa ou estrutura física que abriga a colônia de abelhas-nativas-sem-ferrão), colônia (conjunto de indivíduos da mesma espécie composto por rainha e sua prole, em seu ninho), manejo para multiplicação (atividade realizada pelo meliponicultor com a finalidade de obter novas colônias), matriz-silvestre (colônia obtida da natureza), matriz de multiplicação (colônia obtida a partir da matriz-silvestre ou de multiplicações subsequentes), meliponários (locais destinados à criação de abelhas-nativas-sem-ferrão, composto de um conjunto de colônias alojadas em colmeias especialmente preparadas para o manejo e manutenção dessas espécies), meliponicultor (criador de abelhas-nativas-sem-ferrão), meliponicultura (atividade de criação de abelhas-nativas-sem-ferrão), recipientes-isca (recipientes deixados no ambiente com a finalidade de obter colônia de abelhas-nativas-sem-ferrão, resgate (colônias coletadas, mediante autorização do órgão ambiental competente, em áreas de supressão vegetal ou em situação de risco alojadas em cavidades naturais ou artificiais) e produtos e subprodutos de abelha-nativas-sem-ferrão (mel, favo de cria, cerume, própolis, geoprópolis, pólen, cera e partes da colônia).