Fabrício Mazotti pede contratação de médicos de livre demanda nas UBSs de Andradina

“medida visa aliviar demora no atendimento a pacientes”

José Carlos Bossolan

O vereador Fabrício Mazotti apresentou requerimento solicitando a contratação de profissionais médicos Fabrício para atendimento sobre livre demanda nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Andradina. O vereador esteve visitando unidade de saúde e ouvindo profissionais e cidadãos a respeito dos atendimentos.

“Fui procurado por munícipes na semana passada relatando problemas nas UBSs, e em visita em uma UBS, este vereador conversou com enfermeiros, médicos e pacientes que relataram a demora de atendimento. A reclamação frequente é o aumento de casos de Covid-19, e esses pacientes estão juntos com gestantes e pacientes com outros sintomas. Fomos informados também que não tem médicos em livre demanda nas unidades de saúde, então pessoas com casos de dengue, gripe e Covid, procuram o atendimento nas unidades de saúde nos bairros e são orientados procurar a UPA, sendo que no próprio UPA tem avisos nas paredes que em casos gripais procurar as UBS. Às vezes esses pacientes não dispõem de meios próprios para se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento e acaba ficando em casa se sentindo mal, e os que vão sobrecarregam a UPA” – relatou o vereador Fabrício Mazotti.

Segundo o parlamentar, uma das alternativas para melhorar o atendimento é ter médicos de livre demanda para atender os pacientes que não possui agendamento, como em casos gripais e suspeita de Covid-19 e outras enfermidades. Os médicos de livre demanda, são contratados para atendimentos, independente da hora e da gravidade do caso, sem horário previamente definido e carga horária. Havendo pacientes, o médico é chamado para atender os mesmos.