EUA, China, Rússia e outros 85 países reconhecem vitória de Lula

“maiores parceiros comerciais do Brasil se manifestaram publicamente e parabenizaram o presidente eleito”

José Carlos Bossolan

Às 22h35 (horário de Brasília), do domingo (03/10), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden usou suas redes sociais para parabenizar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória. O presidente eleito já recebeu felicitações dos maiores parceiros comerciais do Brasil e novos posicionamentos devem ocorrer nesta terça.

“Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e credíveis. Estou ansioso por trabalhar em conjunto para continuar a cooperação entre os nossos dois países nos próximos meses e anos” – se manifestou o líder norte-americano em seu perfil no Facebook.

O chefe do maior parceiro comercial do Brasil, Xi Jinping da China, foi outro a usar rede social para declarar as felicitações ao presidente eleito – “Parabéns ao Sr. Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição. Estamos ansiosos para trabalhar com o novo governo brasileiro para levar a parceria estratégica abrangente China-Brasil a um novo patamar” – postou no Twitter.

O presidente Jair Bolsonaro que durante seu Governo, praticamente ficou isolado das relações com líderes mundiais, acabou derrotado no último domingo (30) e deixa o Palácio do Planalto no dia 31 de dezembro. Demonstrando prestígio internacional, Lula tem a missão de reconduzir o Brasil ao reconhecimento internacional e alavancar novos investimentos de parceiros comerciais ao país, marcando território em importantes frentes, como mudanças climáticas, direitos humanos e balança comercial, cujo seu governo chegou ao patamar de 6ª maior economia mundial.

Durante o Governo de Jair Bolsonaro, o Brasil chegou a cair para a 13ª colocação de economia mundial, ficando neste ano na 10ª posição, segundo ranking da Austin Rating. Emmanuel Macron da França, Vladmir Putin da Rússia, Olaf Scholz, da Alemanha, Isaac Herzog, de Israel, Giorgia Meloni, da Itália, Marcelo Rebelo de Sousa de Portugal, foram outros líderes mundiais a parabenizar o presidente eleito.

“Presidente eleito Lula e presidente da Argentina,Alberto Fernández nesta segunda-feira – foto: Eduardo Knapp/Folhapress”

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, já esteve nesta segunda-feira (31), pessoalmente com Lula em São Paulo. Enquanto bolsonaristas fazem manifestações em rodovias para protestar contra a eleição de Lula, ao menos 88 países e organizações internacionais já reconheceram e parabenizaram Lula pela recondução ao cargo de presidente da República a partir de janeiro. As demonstrações de prestígio internacional de Lula, deve aumentar com novas mensagens de apoio vindas do exterior.

Nesta segunda-feira (31), o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para determinar ao diretor da PRF (Polícia Rodoviária Federal) o desbloqueio das vias públicas, assim como as policias militares dos estados. O pedido feito pela Confederação Nacional dos Transportes e pelo vice-procurador Eleitoral, poderá acarretar caso haja descumprimento da determinação judicial, multa de R$ 100 mil por hora, e até afastamento do diretor da PRF. Também está prevista na medida, a responsabilização de autoridades, no caso de omissão em desobstruir as vias públicas.