Em vídeo, Prefeitura de Andradina desrespeita pacientes e engana população

“populismo nortearam os interesses da administração municipal”

José Carlos Bossolan

Usando de “demagogia extrema” e de “populismo” para beneficiar a imagem do prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, a assessoria da Prefeitura de Andradina mentiu sobre leitos de UTI. A filmagem no espaço utilizado pelo CAC (Centro de Atendimento a Covid), também não respeitou pacientes, inclusive mostrando na íntegra doente fazendo uso fralda no leito.

No sábado (27/03), assessores da Prefeitura de Andradina compartilharam um vídeo com a legenda “Nossa UTI Covid Emergencial 20 leitos instalados por conta da Prefeitura de Andradina equipados humanizados com tv salvando vidas”. Tratada pela administração municipal como Unidades de Terapia Intensiva fica a dúvida da necessidade de aparelho de TV, se pacientes ficam sedados.

“prefeito utilizou rede social para propagar informação inverídica”

A informação enganosa, também foi compartilhada pelo prefeito Mário Celso Lopes em suas redes sociais (Facebook e Instagram). Às 13h25 o secretário municipal de Administração, Modernização, Defesa Social e Gestão de Pessoas, Edgar Dourado Matos, postou o vídeo no grupo de WhatsApp “CVV Andradina”, com os dizeres “Enquanto isso,… Ame fechado pela OSS Santa Casa, pra instalar 10 leitos a que custo??? E pra quando???, fomentou o secretário, sendo rebatido pelo professor Adalvir Antônio Meneguetti , dizendo que a ordem do fechamento do AME partiu do governador João Doria, sendo acompanhado pelo advogado e ex-secretário municipal da Saúde, Marcelo Gimenez, informando  que realmente a ordem partiu do governo do estado e que a Santa Casa na condição de prestadora de serviço não tem como mudar a decisão e sim cumprir.

Às 13h58, ao tomar conhecimento do assunto, a reportagem do O Foco questionou o secretário e presidente do PSDB de Andradina, Edgar Dourado, se no CAC estariam em funcionamento UTI ou enfermaria, mas o político não respondeu. O mesmo conteúdo também foi compartilhado por Edgar Dourado no grupo “Amigos Maçons” e novamente foi rebatido, deixando claro que a intenção do funcionário comissionado da Prefeitura de Andradina era “jogar a opinião pública da população contra a Santa Casa”, como já noticiado em outra oportunidade pelo O Foco.

DESMENTINDO

Segundo levantamento de nossa reportagem no Data SUS, as acomodações do CAC está credenciada com 10 leitos de enfermaria, com outros 10 com suporte de respiradores, bem diferente de leito de UTI anunciado pelo prefeito Mário Celso e sua assessoria. Às alterações foram feita neste domingo (28/03), onde anteriormente só contava os leitos sem suporte de respiradores.

“Não existe leito de UTI no CAC cadastrado no Ministério da Saúde”

O secretário de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Ernesto Júnior – Ernestinho, ao ser questionado por vereadores no grupo de WhatsApp “Câmara e Executivo 2021”, na noite deste domingo (28/03), sobre o CAC estar funcionando como UTI, conforme divulgado no vídeo da Prefeitura, o secretário desmentiu o conteúdo, afirmando que no local existem 20 leitos, mas que estão funcionando como enfermaria. Ernestinho também informou os parlamentares que no CAC também não tem oxigênio.

“Nossa reportagem desfocou a imagem dos pacientes para não expor os mesmos”

A reportagem do O Foco entrou em contato com o secretário Ernestinho, indagando se a informação postada no vídeo eram verídicas, ou seja, no CAC estaria em funcionamento a UTI, mas em resposta, o secretário disse que iria pedir para o secretário da Saúde, João Leme responder, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.

CONTRADIÇÃO

Se contradizendo a respeito da determinação do Governo de São Paulo em  transformar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Andradina em hospital de campanha, o prefeito de Andradina Mário Celso Lopes, que defendia a permanência do ambulatório aberto, acabou de decidir pelo fechamento temporário da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Santa Cecília, enviando a população daquela localidade para outra unidade de saúde.

Segundo informações da assessoria da Prefeitura, o intuito é alocar profissionais na linha de frente do enfrentamento da Covid-19.

INVESTIGAÇÃO

De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, o conteúdo do vídeo além de outras informações foi encaminhado ao Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado para apuração de eventuais atos de improbidade administrativa.

 Segundo relatos, familiares dos pacientes expostos indevidamente na filmagem, também estariam cogitando a possibilidade de ingressar com ação contra a Prefeitura buscando reparação de danos. o CAC já foi objeto de busca e apreensão por parte da Polícia Civil em inquérito que investiga os chamados “fura-fila” de vacinação da Covid-19.

REMOÇÃO

Ao questionarmos no grupo de WhatsApp “Comunica Andradina” sobre às informações divulgadas não serem verdadeiras, fomos removidos do mesmo, cujo grupo é utilizado para encaminhar matérias da assessoria de imprensa aos jornalistas e administrado por dois assessores da Prefeitura de Andradina.