“parlamentar passou mais de uma semana internado em tratamento da doença”
José Carlos Bossolan
Após oito dias internado na enfermaria do Hospital José Fortuna, o vereador castilhense, Albecyr Pedro da Silva seguirá o tratamento da Covid-19 em casa. Albecyr recebeu alta no final da manhã desta terça-feira (15/06).
“Olá meus amigos, boa noite. Satisfação em voltar a falar com vocês. Estou fazendo essa live aqui em tom de agradecimento. Meu muito obrigado a vocês. Estou muito feliz gente por sobreviver a essa doença maldita, mas para Deus não tem nada impossível” – relatou o vereador, agradecendo às orações e mensagens de otimismo recebidas o período da internação.
O parlamentar agradeceu todos os funcionários do hospital pelo carinho e dedicação durante seu tratamento na unidade hospitalar, o qual ele definiu como “satisfação e imensa gratidão”. Albecyr relatou que por algumas vezes chegou a chorar e pensar que não conseguiria se recuperar, pois as dores eram muito intensas – “estávamos indo para Mirandópolis na ambulância fazer a tomografia, passando muito mal, em estado de choque, com os pulmões comprometidos em 25%. O psicológico manda muito. Tem que estar forte psicologicamente. Você vendo as pessoal fazendo orações em seu nome, recebendo mensagem de apoio, eleva muito a alta estima da gente, a moral e você consegue erguer a cabeça, claro, juntamente com o atendimento.
“É uma doença muito séria. Às pessoas estão brincando com essa doença. Estou aqui conversando, mais ainda estou um pouquinho debilitado. Quando fui procurar o hospital, já passando muito mal, por que sou teimoso, e vou mesmo em último caso. Eu estava sentindo muita falta de ar, já não estava sentindo as pernas, aí foi o momento que eu resolvi procurar o hospital. Não façam o que eu fiz gente. Procure o hospital mais rápido possível. O atendimento é sim de primeira, são grandes profissionais, estão preparados para cuidar da gente. Não deixe para última hora” – alertou Albecyr Pedro.
O vereador se disse feliz por estar em casa, no seio de sua família, mas por outro lado se diz triste, por outras pessoas que não conseguiram receber alta e acabaram indo o óbito em decorrência da doença. O parlamentar alertou que ainda está no período de isolamento até o dia 24 deste mês, e pediu a compreensão de todos, pois aquelas pessoas que estão infectadas tenham consciência para manter o isolamento e não contaminar outras pessoas.
“Vemos em Castilho pessoas andando sem máscara, adentrando em mercados, correndo o risco de se infectar, de infectar outras pessoas, de levar a doença para a casa. Usem máscara, usem álcool gel. Usem a máscara. Usem a bendita da máscara pelo amor de Deus. Se cuidem, se previnam. É algo muit sério, eu quase morri gente. Estou falando isso aqui, por que eu sei o que eu passei, mesmo com toda a prevenção do mundo, com todos os cuidados, e mesmo assim eu me contaminei, isso por que eu tinha tomado a primeira dose da vacina. Imaginem que ainda não tomou a primeira dose da vacina? Vai levar essa doença para dentro de casa, vai contaminar seu ente querido, vai matar eu ente querido. Você vai chorar a dor do seu ente querido, então vamos tomar muito cuidado, é algo muito sério. Coloca um travesseiro na sua cara e pede para alguém pressionar para você saber o que é ficar sem ar, você sentir aquela dor no corpo assim, a dor tão forte nas articulações, que você pode tomar o remédio que for e não passa. É uma dor terrível, uma dor insuportável. E tem gente que levam essa porcaria dessa doença na brincadeira. Tem gente levando essa doença como se fosse a coisa mais normal do mundo, achando que fosse só uma gripezinha. Não tem nada de gripezinha. Isso é uma coisa muito séria. Nós perdemos amigos recentemente que não tinham nenhuma comorbidade. Comorbidade é qualquer outro tipo de doença. Perdemos amigos que não tinham uma doença se quer, mas ela teve seus pulmões comprometidos 100%. Morreu sufocada, pedindo ar, tentando respirar e não sai nada. Essa é a dor, parece que você está morrendo afogado” – desabada Albecyr.
Até a manhã desta quarta-feira, o vídeo já havia sido visualizado por mais de mil pessoas. De acordo com o Boletim da Covid-19, divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria da Saúde, Castilho já registrou 67 vítimas fatais pela doença, com 2012 pessoas infectadas.