“projetos e obras de engenharia também foram anunciados”
José Carlos Bossolan
No final da tarde de sexta-feira (18), o prefeito Paulo Boaventura, acompanhado do vice-prefeito, Marcos Visual e de diversos assessores municipais fez uma live para anunciar os andamentos dos serviços públicos já em andamento, como em fase de projetos e processos de licitação. Ainda na semana passada, o prefeito esteve na capital paulista acompanhado do presidente da Câmara, Ailton Pereira de Souza e dos vereadores, Sebastião Reis de Oliveira – Tião Japonês, João Paulo Sores de Araújo, Daniel Batista de Oliveira e João Roberto Lameu, fazendo gestão em verbas para Castilho.
A equipe da Secretaria de Obras anunciou que está em desenvolvimento projetos de reforma do anfiteatro do Ciec (Centro Integrado de Educação e Cultura), da reforma do portal de entrada do município, que após vendaval teve problemas de destelhamento e comprometimento da estrutura. Outro projeto que está sendo desenvolvido é de galerias no bairro Laranjeiras e Iate Urubupungá, além da troca das lâmpadas de sódio da área urbana, pela de Led.
No Iate Urubupungá será dado início da pavimentação asfáltica, estando em fase de licitação, que será feito por meio de recursos próprios da administração municipal e do estado, pelo Programa “Minha rua asfaltada”, com investimentos de R$ 5,5 milhões, assim como vem sendo feito no bairro Laranjeiras e outras localidades da cidade.
Ainda durante este ano, estão previstas reformas e ampliações nas escolas municipais, e construção de novo cemitério, uma vez que o Campo Santo São José já está com sua capacidade praticamente esgotada. “São diversas obras de engenharia que o pessoal relatou, e eles estão trabalhando muito. Prefeito cobra, quer para ontem, mas muito problemas que tem aparecido, às críticas que recebemos, tiramos com naturalidade, pois muito problemas vem de administrações passadas, mas o importante é que a população saiba que nós vamos resolver, com a ajuda de Deus, das nossas Secretarias, nossa equipe, pois a população nos elegeu para isso” – comentou o prefeito, citando que algumas pessoas usam redes sociais para fazer críticas, inclusive às vezes de forma maldosa.
Segundo o engenheiro William Calestini, a iluminação na entrada da cidade está apagada em decorrência de furtos da fiação – “a entrada da cidade de Castilho tem uma iluminação, chamada iluminação ornamental. Ela é composta por postes de aproximadamente doze metros de altura, só que a parte de energia é enterrada, então em função disso, alguns vândalos se aproveitaram dessa situação e de facilidade de acesso das caixas de passagem de energia, e roubaram essa fiação. Hoje nós temos um levantamento que só para corrigir esse problema, na ordem de cem mil reais só de material e estamos com levantamento correto em outros locais para que ocorra a prevenção e não tenha mais esses furtos”.
Para coibir os furtos na área urbana de Castilho, o prefeito Paulo Boaventura anunciou que está abrindo processo licitatório para a monitoramento das vias públicas – “nós vamos estar implantando noventa e seis câmeras de filmagem em nossa cidade, então isso vai ajudar também no trabalho da polícia de pegar esses vândalos, que às vezes rouba esses fios para depois queimar e vender o cobre. A gente vai colocar na entrada da cidade, nas praças públicas, na Osório Junqueira, para facilitar o trabalho da polícia e a gente consiga coibir os atos de vandalismo nas repartições públicas, nas escolas, nas creches, em todos lugares e em breve já estaremos com todas essas câmeras instaladas em nosso município” – destacou o prefeito Paulo Boaventura.
Paulo Boaventura fez questão de agradecer ao governador João Doria e sua equipe pela destinação de tantos recursos que estão sendo destinados para Castilho, num montante que chega a quase R$ 50 milhões. O prefeito também enalteceu a parceria e diálogo com a Câmara Municipal, que tem sido muito relevante para as melhorias necessárias para Castilho.
O chefe do executivo municipal também anunciou que estará abrindo concurso público para contratação de mais 21 motoristas para trabalharem no transporte escolar, patroleiros e outros cargos efetivos na administração municipal. Outro ponto abordado pelo prefeito castilhense foi a renovação da frota municipal, e algumas ações que estão sendo desenvolvidas na área de esporte e lazer.