Educação promove série de palestras para profissionais em homenagem ao Dia do Professor

“Além de professores e educadores, pasta homenageou todos os colaboradores envolvidos na Educação em Castilho, além dos Departamentos de Cultura e Esportes”

Assessoria de Comunicação

Em comemoração ao Dia do Professor, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Castilho, com o apoio da Administração Municipal, deu início a uma série de palestras, para homenagear, além de professores e educadores todos os colaboradores envolvidos na Educação em Castilho, além dos Departamentos de Cultura e Esportes.

O evento foi dividido em três etapas, para evitar aglomerações no anfiteatro do CIEC (Centro Integrado de Educação e Cultura). O primeiro dia (quarta-feira dia 13), a série de palestras teve a participação da secretária de Assistência Social e Cidadania (SASC), Raquel Gregolin, que tratou do tema: Competências Socioemocionais na Pandemia.

Entre as palestras, o professor Marcelo do Projeto Guri e seus alunos, abrilhantaram o ambiente com apresentações musicais. O professor Fábio Francé, da cidade de Murutinga do Sul, foi outro a falar aos colaboradores da Educação castilhense, trazendo um momento de relaxamento e desapego – tão necessário nos dias atuais.

As 08h desta quinta-feira (14), mais palestras aconteceram para outro grupo de colaboradores da pasta da Educação. Desta vez, além da secretária Raquel Gregolin, a professora Dayane Rojansky levou um pouco de seus conhecimentos e descontração aos presentes. O professor Adriano, da Banda Marcial de Castilho (BAMAC), também levou seus alunos para participarem do evento. Entre as palestras, a professora de dança, Denisi, do Departamento de Cultura, também marcou presença.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Silvânia Cintra, agradeceu aos educadores pelo trabalho e dedicação que vem sendo empregados durante os últimos meses. “Não têm sido tempos muito fáceis. Temos enfrentado diversas dificuldades e aprendido com todos os contratempos que surgiram. Mas, vocês demonstraram fibra e uma dedicação magnífica durante a Pandemia, e agora, com o retorno às aulas presenciais. Muito obrigada”, destacou a secretária.

O prefeito Paulo Boaventura destacou a importância da união entre as Secretarias – onde Educação e Social somaram forças pelo evento realizado, e do quanto as mulheres têm se destacado em sua Administração. “Temos a maioria de Secretárias em nossa Administração. São quatro mulheres ajudando a fazer de Castilho, uma cidade mais acolhedora. Mas, quero destacar também, o quanto é valioso que todos os colaboradores da Educação se sintam pertencentes ao local aonde estão. Afinal, dentro da escola, todos acabam sendo um pouco educadores”, enfatizou o chefe do Executivo.

Entre as palestras, a professora de dança, Denisi, do Departamento de Cultura, fez suas apresentações. A primeira Dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Edileuza Boaventura destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da Educação, abrangendo todos os setores. “Cada um de vocês tem sua importância. Todos são, de uma forma ou de outra, responsáveis pelo crescimento e aprendizado de cada aluno. Muito obrigado a todos pelo que têm feito pelos nossos queridos alunos”, enfatizou ela.

Em seguida, o vice-prefeito, Marcos Visual, relembrou os tempos em que foi aluno, e de como é essencial o trabalho dos profissionais da Educação. “Quero destacar que o trabalho de vocês é essencial. O quanto vocês se dedicam e se doam por seus alunos. Muitas vezes, alguns pais não têm a paciência que vocês têm. É louvável! Muito obrigado a todos”, comentou Visual.

RECONHECIMENTO

Ao final dos dois dias de workshops, coordenadores e colaboradores da Secretaria, fizeram uma homenagem a secretária, professora Silvania Cintra. “Ela emana otimismo e nos ajuda a enfrentar semanas difíceis. Ela merece todo nosso reconhecimento”, destacou Sandra Iarossi.