“Em Castilho, processo de adaptação das crianças autistas ao meio escolar foi intensificado no ano passado e conta, inclusive, com uma Sala Multissensorial onde atua uma equipe de profissionais altamente capacitada“
Assessoria de Comunicação
A conscientização sobre o autismo é o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais compreensiva e acolhedora para os autistas e seus cuidadores. Por isso, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto uniu forças à secretaria de Saúde para programar uma série de ações que acontecem neste sábado, dia 02 de Abril, Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.
Mas a preocupação do prefeito Paulo Boaventura com estas pessoas especiais e suas famílias não é de agora. Desde que assumiu o comando do Município no ano passado, ele já autorizou de imediato a implementação da sala Multissensorial, montada dentro do CIEC – Centro Integrado de Educação e Cultura. Ao mesmo tempo, autorizou a contratação de profissionais especialistas em terapias, reunindo um time que envolve terapeutas ocupacionais, psicólogas e fonoaudióloga num ambiente receptivo e próprio para atender as necessidades das crianças castilhenses.
Nas escolas, também foi autorizada a contratação de professores de Apoio e fornecida a capacitação para os professores de educação especial, sendo a 1ª etapa deste processo realizada no último dia 23 de março. Os professores regentes também estão recebendo capacitação especial para acolher estas crianças autistas. Paralelamente, a Secretaria de Educação tem promovido reuniões de integração entre família e professores e também entre as famílias e sua equipe de especialistas que atuam na sala Multissensorial.
“Apresentamos ao prefeito Paulo Boaventura todas as nossas necessidades para melhor acolher tanto as crianças autistas quanto suas famílias e o resultado está aí: fomos prontamente atendidos e hoje possuímos uma rede capacitada e cujo processo continua em andamento; temos espaço adequado e profissionais altamente preparados para receber e atender as crianças e seus familiares. E ainda estamos na fase inicial das mudanças, pois entendemos que o conhecimento é a única forma de facilitar a integração dos autistas a uma sociedade que ainda não entende adequadamente o que é este transtorno”, explica a secretária de Educação, Silvânia Cintra.
PROGRAMAÇÃO
Para fixar nas mentes das pessoas a importância de entender o que é o espectro autista e facilitar o convívio dos mesmos na sociedade, as secretarias de Educação e Saúde programaram uma série de atividades que começam na noite desta sexta-feira, dia 1º, com o envio de uma delegação castilhense composta por educadores e pais de autistas que participarão do I Fórum sobre Autismo, na Câmara Municipal de Andradina.
Hoje (1º), a Secretaria de Educação inicia a divulgação de uma série de 04 vídeos curtos para mostrar a importância do trabalho realizado pelas profissionais que atuam na Sala Multissensorial. Os vídeos foram produzidos e doados gratuitamente pelo Grupo Portal como forma de incentivar e ampliar o alcance da campanha municipal, e serão divulgados em nosso site oficial e também nas redes sociais da Prefeitura de Castilho em intervalos programados de 01 hora entre cada um deles, facilitando que os mesmos sejam amplamente compartilhados pelos internautas castilhenses interessados em contribuir com a divulgação da campanha.
Mas a programação castilhense está focada realmente no dia 02 de abril, com as seguintes atividades programadas:
- 08h no auditório do CIEC: Sessão Cinema adaptado para os autistas. Esta parte da programação é composta por um pequeno conjunto de vídeos direcionados exclusivamente às crianças autistas e seus pais ou responsáveis.
- 09h: Passeata do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Acontecerá logo após o término da sessão de cinema, quando pais, alunos e profissionais da secretaria de Educação, Cultura e Desporto deixarão o CIEC em caminhada rumo à Prefeitura de Castilho. Neste trajeto, todos os pais e alunos estarão vestindo camisetas especialmente confeccionadas para o evento, além de carregarem consigo balões azuis que simbolizam todo o trabalho de conscientização sobre autismo realizado no mundo.
- 09h15: Servidores da Secretaria Municipal de Saúde saem em passeata do Centro Integrado de Saúde rumo à Praça Matriz, onde se reúnem com a equipe de Educação em um grande ato simbólico realizado em conjunto. Autoridades locais, incluindo o prefeito Paulo Boaventura e o vice Marcos Visual devem estar presentes à solenidade, acompanhados por suas respectivas esposas e secretários de Governo. Também foram convidados a prestigiar o evento o pároco local, Padre Paulinho, e o presidente do Conselho de Pastores, Samarone Carvalho. O convite também está feito a todos os cidadãos castilhenses e à imprensa interessada em apoiar a causa.
- Dia 05/04, às 19h: Haverá um Encontro de Mães e Pais dos Autistas do Anfiteatro do CIEC. Nesta data, os profissionais que atuam na Sala Multissensorial conversarão um pouco mais com os presentes sobre os trabalhos desenvolvidos diariamente, assim como apresentarão os cronogramas das próximas ações a serem desenvolvidas com as crianças e suas famílias. Os profissionais de Saúde também farão a apresentação de seu cronograma de trabalho, além de tratar sobre a alimentação diferenciada preparada especialmente para os autistas. Cartilhas informativas também foram especialmente produzidas para auxiliar no compartilhamento de informações sobre o autismo, orientando pais e cuidadores como identificar precocemente os casos e procurarem ajuda profissional para obterem melhores resultados.
Importante frisar que todas as escolas da rede municipal de ensino estão trabalhando o tema Autismo ao longo da semana, visando massificar os conhecimentos sobre este transtorno que afeta muito mais pessoas do que imaginamos.