Educação e Cultura anunciam projetos paulistas com prêmios de até R$ 27.500,00

“Programa #Juntospelacultura oferece oportunidades únicas para artistas de diferentes áreas revelarem seus talentos em Castilho e até em nível estadual, com premiações atrativas para cada modalidade”

Assessoria de Comunicação

A secretária municipal de Educação, Silvania Cintra, e a gestora de Cultura, Aparecida Adono, iniciaram na semana passada o planejamento para incluir Castilho numa série de programas culturais mantidos pelo Governo Paulista. A ideia é incluir o máximo de artistas locais em diferentes modalidades competitivas do programa #Juntospelacultura. Os artistas que se destacarem em todas as etapas das principais competições, podem alcançar a premiação máxima que chega a R$ 27.500,00.

As oportunidades estão abertas para violeiros (homens e mulheres), grupos que praticam as chamadas “batalhas de rimas”, pianistas (ambos os sexos), artistas circenses e representantes da classe LGBTQIA+. Nos casos listados acima, os próprios artistas podem acessar o site http://amigosdaarte.org.br/editais-e-convocatorias/juntos-pela-cultura-2021/ e realizar suas inscrições nas categorias selecionadas. Mas antes de preencher os formulários, é necessário ler atentamente os editais com as exigências para cada participante e, se precisarem de auxílio no preenchimento, basta dirigir-se até o prédio do CIEC para obter ajuda.

“A ideia inicial de nossa equipe era enviar o convite diretamente a cada um destes artistas. Por isso, em março desde ano iniciamos o cadastramento cultural do município. Como a quantidade de registros ficou muito abaixo das expectativas, na semana passada disponibilizamos um formulário on-line para que possamos conhecer e planejar as ações culturais de Castilho com estes artistas. Embora a quantidade de cadastros tenha aumentado consideravelmente, não atingimos estes públicos específicos dos programas oferecidos pelo Governo do Estado. Então fazemos um novo apelo para que eles mesmos façam suas inscrições on-line” – explica Silvania.

Mas os artistas interessados nestas oportunidades precisam ser rápidos, pois o prazo das inscrições termina no dia 31 de maio.

VISIBILIDADE

Além das atrativas premiações em dinheiro que podem ser conquistadas a partir da 1ª etapa de cada competição, os artistas também ganharão visibilidade nas mídias eletrônicas através de canais mantidos pelo próprio Governo Paulista e também pela Prefeitura. Quanto mais o artista se destacar em cada etapa, mais chances de chegar à final e, consequentemente, maior a exibição de seus trabalhos.

“O impacto econômico de toda esta exposição dos trabalhos de qualquer artista é muito positivo para sua carreira. Daí podem surgir novas oportunidades de comercializar seu trabalho, viabilizar apresentações em diferentes regiões do Estado, gerar inúmeras reportagens na mídia, etc.. É uma chance que não podemos deixar passar em branco” – finaliza a professora “Nê” Adono, gestora de Cultura castilhense.