Driblando e economizando na hora de construir em 2022; Engeosp explica

Assessoria de Comunicação

Construir um imóvel próprio é o sonho de qualquer um, mas em tempos de aumentos de matéria prima e alta inflação, muitas pessoas deixam de realizar esse sonho, e empresas da nossa região vem buscando maneiras de reduzir o preço para o cliente final. Em 2021 o setor da construção civil cresceu 7,6%, foi o maior dos últimos dez anos.

Esse é um dado muito interessante, pois o setor foi um dos mais afetado pela pandemia por conta do aumento dos preços dos meterias de construção, que foram 21,34% do Índice de custo da construção (INCC) e esse foi o maior desafio da construção civil. Mas nem tudo é positivo no cenário da construção civil.

Agora em 2022, muitas empresas do setor da construção civil têm enfrentado dificuldades, principalmente pela alta inflação de mais de 11% que o Brasil enfrenta, e o aumento da taxa de juros que chegou a 9,5% no primeiro mês do ano. E quem acaba pagando por esses aumentos são os clientes. E uma opção interessante que surge para reduzir o preço na hora de construir é o conceito turn key que vem do inglês e significa “Entrega de chaves”.

Esse modelo de negócio vem crescendo no setor da construção civil, pois é um negócio bem simples, a empresa que realiza o turn key firma um contrato com o cliente, e essa empresa fica responsável pela obra do inicio ao fim, mas primeiro o construtor responsável, engenheiro ou arquiteto, tenta entender qual as necessidades e desejos do cliente, e apresenta um projeto com elaboração do orçamento, seleções de acabamento e manda para o cliente, para que ele aprove ou não o início das obras.

“Ceo da Engeosp, Alan Silva explica conceito”

Alan Santos Silva, Ceo da Engeosp trabalha com esse conceito de turn key,  fala “Além de poder ser feita em qualquer tipo de construção, esse processo garante ao cliente final segurança em prazos, qualidade de construção e economia”.  Alan reforça “O conceito Turn Key engloba todo o processo de construção da obra através de um acordo contratual entre o dono da obra e o engenheiro responsável ou construtor responsável por ela. Além de poder ser feita em qualquer tipo de construção, garante ao cliente final segurança em prazos, qualidade da construção e economia, visto que, para o construtor, a compra em grandes volumes possibilita acordo e redução de custo. É literalmente uma virada de chave onde o proprietário da construção, seja ela uma casa ou imóvel comercial, paga ao construtor para que ele se responsabilize por todas as etapas da obra, de acordo com todos os itens anteriormente acordados”.

Perguntado sobre o por que esse modelo turn key é mais barato Alan explicou? “Este tipo de construção se torna mais barato para quem constrói pelo poder de compra e negociação do construtor responsável. Com a centralização dos processos na mão deste profissional, a celeridade até mesmo na solução de possíveis problemas que surjam se tornam mais seguras e não se transformam em um problema para o proprietário”.

E pra finalizar, Alan também falou sobre a escolha dos materiais que são usados na obra: “Materiais, prazo e todos os detalhes são sim escolhidos pelo dono da construção através de acordos contratuais entre construtor e proprietários e este acordo é seguido e acompanhado através de reuniões e visitas pontuais entre as partes”.