Dracena: Prefeito André Lemos decreta série de pontos facultativos e causa projuízos à população

Carlos Roberto de Souza/Jornal Boletim da Hora

A inusitada quantidade de pontos facultativos após a eleição de 6 de outubro está escancarado para a população de Dracena/SP, o que já era público, porém negado pelo prefeito André Kozan Lemos: as finanças da Prefeitura estão bem complicadas. Apesar de inúmeros alertas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, desde 2023, recomendando ao município, medidas de contenção de despesas em respeito às determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito não deu ouvidos e continuou gastando de forma a comprometer as receitas.

O resultado está sendo verificado agora, depois que André foi derrotado nas urnas: cortes de serviços importantes, inclusive na área da saúde, em flagrante prejuízo à população. Outra estratégia do prefeito é economizar com a implantação de decretos de pontos facultativos, pois no dia não trabalhado, há economia com o cartão-alimentação dos servidores e gastos com combustíveis da frota de veículos. Boa parte dos funcionários conta com o valor do cartão-alimentação como parte da renda e, portanto, com impacto em seu orçamento familiar.

Vereadores estão sendo cobrados pela população e funcionários públicos, os quais se sentem prejudicados pela paralisação excessiva dos serviços públicos. Dias atrás, aproveitando o feriado da Consciência Negra, André deu quase “férias coletivas” para os servidores, decretando pontos facultativos nos dias 18 e 19 de novembro, segunda e terça-feira, sem uma justificativa convincente para tal medida. Para dezembro, André “criou” um ponto facultativo no dia 9, segunda-feira, um dia após a data de fundação da cidade, que será no domingo (8).

Pode ser uma imagem de texto

A medida não tem justificativa plausível para ser tomada. Mas, essa esdrúxula atitude do prefeito André não deve acabar por aí: Há quem diga que a intenção dele é decretar mais pontos facultativos, emendando do dia 20 ao dia 26 de dezembro. Além desses problemas gerados pelos diversos pontos facultativos, também devemos citar as escolas da rede municipal de educação, pois o calendário já havia sido estabelecido, e tais pontos facultativos irão exigir uma nova avaliação e reorganização por parte dos educadores.

O que se comenta na cidade, é que a derrota do dia 6 de outubro acabou por expor a realidade das finanças do governo André, que afirmava até então, que as contas da Prefeitura de Dracena estavam em dia, inclusive com R$ 25 milhões em caixa, conforme entrevista dada à TV Fronteira, afiliada Globo na região.