Departamento de Cultura traz nesta segunda-feira (18) Oficina de Cinema Brasileiro Contemporâneo através do Ponto MIS

Assessoria de Comunicação

Nesta segunda-feira (18), o Departamento de Cultura da Estância Turística de Pereira Barreto, realiza na Casa da Cultura, das 14h às 18h, a oficina “Cinema Brasileiro Contemporâneo um recorte de 2010 a 2020”, com Bruno Cucio. A atividade acontece gratuitamente, através do projeto Ponto MIS. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Cultura, na rua Ary Dornelas Carneiro, 1604, telefone 3704-4986, ou pessoalmente na Casa da Cultura antes do início da oficina.

Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Sinopse

A oficina aborda a pluralidade da filmografia do cinema brasileiro contemporâneo da última década. Através de trechos de diversos filmes de diferentes estados do país, a oficina explora conceitos básicos da linguagem audiovisual e o contexto de 2010 a 2020. Buscando incitar o debate sobre as tentativas e propostas das representações audiovisuais do nosso cinema mais atual.

Metodologia

A oficina é regida, em sua maioria, por uma metodologia expositiva, de análise de trechos de filmes do recorte abordado e do contexto sócio-político envolta da produção audiovisual. A partir das análises pretende-se constituir um espaço para debates e discussões sobre o conteúdo apresentado. Há também na oficina um exercício prático que será realizado em aula pelos alunos para a maior compreensão dos conceitos básicos da linguagem.

Ministrante: Bruno Cucio

Bruno Cucio é mestrando no departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo do longa-metragem Para’í, exibido em diversos festivais nacionais e internacionais. É também professor e coordenador pedagógico do INC – Instituto de Cinema de São Paulo.