“Cadastramento presencial continuará aberto até o dia 02 de julho para aqueles que não possuem acesso ou facilidade de uso da internet”
Assessoria de Comunicação
O Departamento de Arte e Cultura da Prefeitura de Castilho decidiu prorrogar o cadastramento cultural que iniciou em março deste ano e ampliar o alcance do mesmo visando atingir um público ainda maior e mais abrangente.
O cadastramento inicial foi voltado exclusivamente para artistas que trabalham com artesanato. Agora, a professora “Nê” Adono, gestora da pasta, anunciou que a coleta de dados deste “censo cultural” está ainda mais abrangente e dinâmica: https://forms.gle/JoEMKHZAVUG3sjeb9
“Muita gente que trabalha com outras expressões artísticas como a fotografia, o desenho, produção de vídeos, teatro, dança, música e até mesmo tatuagens, reclamaram por não terem sido incluídos em nossa primeira iniciativa. Outra queixa que recebemos diz respeito à necessidade de realizar o cadastramento exclusivamente no Departamento de Cultura, de forma presencial, preenchendo uma ficha. Estudamos as duas situações e decidimos modificar a abordagem. O resultado ficou muito mais dinâmico”, explicou a gestora.
O novo formulário abre espaço para o cadastramento de escultores, entalhadores, pintores, músicos, dançarinos, atores, diretores, produtores de eventos, compositores, escritores, dramaturgos, cenografistas, figurinistas, maquiadores, desenhistas, fotógrafos, videomakers, entalhistas, grafiteiros, tatuadores, marcheteiros, trançadores, cesteiros, além daqueles que trabalham com tricô, bordado, crochê, Patchwork, EVA ou qualquer outro tipo de arte não relacionada aqui.
DINAMISMO
Além disso, o artista não precisa mais ir ao CIEC para preencher a ficha de inscrição, porque agora ela está disponível on-line e pode ser respondida rapidamente no próprio celular, computador, tablet, etc.. Para isso, o artista castilhense só precisa acessar ESTE LINK e começar a responder as perguntas.
“Todo o processo é rápido e prático. Realizamos vários testes com este novo método e o tempo máximo para responder todo o formulário foi de cinco minutos para artistas detalhistas que desejam contar mais profundamente a sua biografia. Respondendo o questionário impresso no CIEC, o tempo mínimo gasto por cada artista era de 15 a 20 minutos”, avalia Nê.
Outra grande vantagem desta nova estratégia utilizada pelo setor para conhecer melhor os artistas locais e programar futuras exposições, mostras, recitais, festivais, concursos e quaisquer outros eventos, é a facilidade de alcançar também (e principalmente) aqueles que residem na imensa área rural do município.
“O artista que reside na área rural acaba tendo dificuldades para mostrar seus trabalhos porque os gestores da Cultura no município não os conhecem realmente. Parte disso acontece porque eles não possuem tempo sequer para vir à cidade e preencher o seu cadastro no CIEC. Disponibilizando esta opção pela internet, acreditamos que a quantidade de cadastrados possa ser multiplicada por 10 em várias categorias artísticas”, argumenta a gestora.
APROVADO
Para realizar parte dos testes, o Departamento de Cultura contou com o apoio do artista plástico e presidente da Associação dos Artesãos de Castilho, Miguel Luques, que aprovou a ideia e incentiva os demais artistas a realizarem seus cadastros.
“As perguntas são claras e objetivas e, o mais importante de tudo: responder é muito rápido e eficiente. Na minha opinião, desta vez a Prefeitura acertou na estratégia de mapear os artistas de forma eclética e rápida”, comentou Luques.
Para finalizar, Nê pede a todos os artistas que sejam castilhenses, que façam seus respectivos cadastros. “Precisamos saber quem são e o que produzem os nossos artistas para definirmos programações realmente atrativas para nossa população e visitantes”, finalizou.