“Parceria já beneficiou milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ensinando valores como respeito, amizade e trabalho em equipe“
Comunic Comunicação
O Projeto Futebol de Rua, que conta com o apoio da CTG Brasil via Lei de Incentivo Fiscal, já realizou atividades especiais em diversos dos seus núcleos durante os últimos meses. A principal ação, o Festival Futebol de Rua, proporcionou aos educandos e às comunidades de diferentes polos um dia voltado ao esporte, com competições para crianças onde valores como respeito, amizade e trabalho em equipe foram as regras do jogo.
Entre os polos onde as atividades foram realizadas estão Aparecida do Taboado e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; Avaré, Itapura, Teodoro Sampaio, Rubinéia, Guará, Chavantes e Santa Fé do Sul, em São Paulo; e Arinos, em Minas Gerais. Com partidas rápidas de cinco minutos, o festival serviu como um dia para que os jovens pudessem mostrar em quadra tudo aquilo que eles têm aprendido em termos de formação esportiva e, principalmente, humana.
O diretor-geral do Instituto Futebol de Rua, Alceu de Campos Neto, destacou a importância dessa ação. “A essência do Festival é para que as crianças e os adolescentes apliquem os valores que aprenderam em um dia esportivo. Na nossa metodologia própria, o Fair Play, que significa jogar limpo e ter espirito esportivo, é a regra número um”, afirma.
Visando garantir além de um desenvolvimento esportivo, o Futebol de Rua realizou também um diagnóstico em seus núcleos apoiados pela CTG Brasil, onde o objetivo foi analisar a situação escolar e socioemocional das crianças beneficiárias do projeto, para entendê-las e auxiliá-las em suas jornadas educacionais e na formação como cidadão.
O levantamento mostrou que, dos mais de 1.500 jovens avaliados, 98,21% estão frequentando a escola regularmente. Além disso, a coletividade, que é um dos pilares das atividades do Futebol de Rua, foi destacada pelos alunos quando perguntados sobre como o projeto tem ajudado a melhorar seus desempenhos na escola: a resposta dada pela maioria foi que eles se sentem mais prontos para aprender coisas novas em grupo.
Em paralelo, mais de 77% afirmaram ter um relacionamento ótimo ou bom com seus colegas de escola. Pensando nesse impacto social positivo, a CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, dentro da sua estratégia ESG, joga junto com o Instituto Futebol de Rua, uma organização sem fins lucrativos presente em 59 municípios do Brasil, levando atividades esportivas, de educação e desenvolvimento para milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Acreditamos no poder transformador do esporte e na importância de criar oportunidades para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável vai além da geração de energia limpa; ele se estende ao apoio a iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. A parceria com o Instituto Futebol de Rua é um exemplo claro de como podemos, juntos, construir um futuro mais justo e inclusivo para as próximas gerações”, diz Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade & ESG da CTG Brasil.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.