“desafio é organizar às finanças e promover investimentos”
José Carlos Bossolan
MURUTINGA DO SUL – O prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério Soares da Silva (Podemos), está tomando “pé” da real situação dos cofres do município, mas já se sabe que às dívidas deixadas pela administração anterior ultrapassam o montante de R$ 3 milhões.
“Sabíamos que a situação do município no ponto de vista financeiro era difícil, mas já podemos antecipar que o montante do endividamento será superior a três milhões de reais, entre dívidas de ISS e fornecedores. Neste primeiro momento estaremos buscando parcelar às pendências e conquistar recursos para novos investimentos” – anunciou o prefeito, com exclusividade ao O Foco nesta sexta-feira (08/01).
Segundo o prefeito, a quantia exata das dívidas deverá chegar ao seu conhecimento na próxima quinta-feira (14/01). Mesmo com todas dificuldades, Cristiano disse que se empenhará em buscar novos recursos para organizar a estrutura do município.
“Não vou ficar reclamando. Vou em busca de investimentos, de melhorar a infraestrutura do município, e poder fazer o melhor para melhorar a qualidade de vida dos murutinguenses” – frisou, Cristiano.
Ainda conforme o prefeito, seu maior desafio será concluir às obras paralisadas no município – “estamos levantando às informações dos motivos da paralisação de cada obra, mas vamos lutar incansavelmente para concluir cada obra, pois é dinheiro do povo que está sendo empregado e temos que zelar para que estes recursos possam ser usufruídos por nossa população” – destacou o prefeito.
Porém a missão de Cristiano frente ao Paço Municipal não será fácil. Segundo apuração da reportagem do O Foco, o município está com grande parte da frota sucateada, sem manutenção ou apresentando problemas mecânicos, como o caso da única retroescavadeira do município, que apresenta problemas na parte frontal do equipamento. “Nem enxada o ex-prefeito nos deixou” – desabafou o prefeito.
MAIS PROBLEMAS
O concurso público realizado no ano passado para o preenchimento de 10 vagas de professores virou objeto de inquérito do MP (Ministério Público). O certame aconteceu em período eleitoral e segundo informações, alguns munícipes chegaram a denunciar supostas irregularidades no processo.
“Às aulas devem retornar no próximo mês e estamos aguardando posicionamento da Promotoria se poderemos ou não realizar a convocação dos aprovados. Então creio que na próxima semana já teremos uma posição das atitudes legais que iremos adotar” – disse.
PROJETOS
Cristiano anunciou que deverá revitalizar o centro comercial do município, especialmente a avenida Romeu Cestari, que ganhará jardinagem e área de lazer para as famílias, especialmente para às crianças, mas o prefeito destaca que será sem custo aos cofres do município, pois deverá contar com a colaboração de comerciantes e empresários.
Na saúde a única unidade de saúde do município (UBS II), poderá ter seu expediente ampliado e a administração municipal busca implementar em primeiro momento ao menos 3 especialidades (geriatria, ginecologia e pediatria), investir em capacitação da equipe, humanizando o atendimento e proporcionando maior qualidade dos serviços prestados.
Para a zona rural do município Cristiano anunciou que o município deverá fornecer aos produtores, calcário e esterco de galinha para melhorar a produção, mas que também busca criar o barracão do produtor municipal para que os agricultores tenham um espaço para comercializar sua produção.